A volta de Jean Chera ao Santos já tem data marcada: a partir da semana que vem o garoto de 20 anos, que começou na base do próprio Peixe, volta a treinar, desta vez com a categoria sub-23. Ele realizou exames médicos na última terça-feira e assina contrato ainda nesta semana.
Seu novo vínculo com o Alvinegro será curto, até o fim do ano, assim como o salário, de R$ 920 mensais. Jean volta ao Santos para um período de testes e tentar mostrar que ainda tem condições de ser jogador de futebol, como pintou quando surgiu na base santista.
Desde que deixou o clube, em 2011, ele passou por oito clubes, entre eles Cruzeiro, Flamengo, Atlético-PR e Genoa. Sua última equipe foi o Cuiabá, onde foi pouco aproveitado.
Quem resolveu dar uma nova chance a Jean Chera foi o presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, que afirmou à reportagem do LANCE! que "ninguém desaprende a jogar".
Apesar de seu início ser no sub-23, ele ainda pode atuar pelo sub-20 caso o técnico Pepinho Macia exija. A prioridade é da categoria mais baixa pois esta disputa um torneio internacional na Espanha.
PRIMEIRA PASSAGEM PELO SANTOS
Jean Chera foi descoberto por olheiros jogando em Vera (MT), sua cidade natal. Ele chegou ao Santos com 10 anos, em 2005, e iniciou por lá um tratamento para crescer, já que era baixinho e franzino. Nos anos seguintes, o meia passou a ser tão badalado quanto Neymar, outro que despontava nas categorias de base naquele momento. Chera chegou, inclusive, a participar de uma apresentação de uniformes do Peixe ao lado de Madson e Molina (principais jogadores do time profissional), e Neymar.
Em 2011, porém, o meia entrou em conflito com a diretoria do Santos em razão dos valores para sua renovação de contrato, que seria o primeiro vínculo profissional no clube. O pai de Chera chegou a pedir salários progressivos de até R$ 130 mil para o garoto, na época com 16 anos, e o Peixe recusou.