A vida de um atleta é repleta de momentos emocionantes. A adrenalina de subir no octógono para medir suas habilidades marciais contra um adversário diante dos olhares de torcedores ao redor do mundo é algo frequente na carreira de um lutador, mas em determinadas proporções. No caso de Iuri Marajó, o que o brasileiro viverá neste sábado é algo especial. O marajoara viverá o "maior momento de sua vida" ao enfrentar o veterano Urijah Faber em uma das lutas principais do UFC Fight Night Combate –Shogun x Sonnen, em Boston. Além do duelo, Marajó ainda comentou os treinos na academia de Wanderlei Silva, em Las Vegas (EUA).
Iuri Marajó e Urijah Faber têm estilos parecidos. Ambos são conhecidos pelo eficiente jogo de jiu-jitsu, mas também pelo poder da trocação na luta em pé. Apesar de acreditar que o caminho para vencer o americano é investindo no boxe e muay thai, o brasileiro alertou para o chão de Faber, que venceu seus últimos dois combates por finalização.
- O Faber é um cara que anda para frente e que segura bem o jogo na grade, leva para baixo... No chão, ele vai rápido para as costas, sempre buscando um mata-leão ou uma guilhotina, que ele também pega bem. É um ex-campeão, já disputou o cinturão, é top, mas vou com tudo. Tenho de ter cuidado, mas vou estar bastante focado e determinado para vencer. Acho que vou sentir o jogo e tentar impôr minha trocação. Essa luta vai ser bastante em pé. Vou firme na trocação para trazer essa vitória para o Brasil - declarou o peso-galo, em entrevista por telefone.
Enquanto Faber é o número dois, Marajó sequer aparece no ranking que classifica os dez melhores da categoria. Mas ele garante que um triunfo neste sábado o colocará no bolo de cima dos pesos-galos. Fazendo pela primeira vez o final de sua preparação nos Estados Unidos, onde ficou por três semanas em Las Vegas, treinando na academia de Wanderlei Silva, o lutador ainda participou com bastante desenvoltura dos vídeos promocionais gravados pelo UFC e pela FOX, algo inédito em sua carreira.
- Acho que se eu vencer, apareço no ranking entre os dez melhores da categoria. Será um momento ainda melhor na minha vida. Vou me sair bem, tenho certeza. Sobre a pressão, tem sido tudo novo. Estou muito focado. Na verdade, estou tranquilo até agora. Ainda estamos em Las Vegas. Quando chegarmos em Boston... Vamos ver quando chegar lá. Por enquanto, estou tranquilão! Bem focado - avaliou.
Confira um bate-papo com Iuri Marajó
Você vai enfrentar um grande nome em um grande evento nos Estados Unidos... E ainda em uma das lutas principais. Como está sendo esse momento na sua carreira?
Acho que é o momento mais importante da minha vida. Fico muito feliz de poder estar realizando isso tudo. Vim para os EUA, deu para me focar mais na luta e fazer muitas coisas que não conseguia no Brasil. Acho que é tudo muito importante. Fazer esse camp fora já era um desejo de tempos. Sei tudo o que vou fazer na luta. Estou feliz com o resultado da minha preparação.
Explica como aconteceu sua preparação e em quais academias ela aconteceu...
Fiz uma parte da preparação em Belém, na Marajó Brother`s mesmo, onde sempre treino. Depois passei pela X-Gym, no Rio de Janeiro e terminei a preparação em Las Vegas, na academia do Wanderlei. Foi tudo muito bom, estou bem preparado e focado. Treinei bastante para essa luta.
Como surgiu essa ideia de treinar na academia do Wanderlei Silva?
Na verdade, a gente tinha de vir para os EUA para resolver algumas coisas com o UFC. O Wallid conversou com o Wanderlei e pediu para que eu pudesse treinar na Wand Fight Team. E o Wand liberou. Na verdade, treinamos aqui só para fechar o camp e fazer alguns compromissos do UFC.
Como foi seu contato com o Wanderlei? Vocês chegaram a treinar juntos?
Nunca tinha o conhecido antes. Foi excelenete poder ter esse contato com ele. Ele é legal demais! Tive a oportunidade de conversar com ele. Estou muito feliz. Ele me deu alguns toques sobre a luta... Até hoje considero o Wanderlei Silva como um campeão. Ele é uma pessoa muito boa. Por isso todo mundo o admira muito.
Mande uma mensagem para os torcedores brasileiros...
Queria agradecer a Deus, ao Wand Fight Team, minha família, e queria pedir para os fãs passarem muita energia positiva. Estou focado, vou dar tudo de mim e vou levar essa vitoria para o Brasil!