Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Internacional recebe o Peñarol no amistoso inaugural do novo Beira-Rio

Atropelo de Maldonado em Gutierrez chamou a atenção no Bahrein (Marwan Naamani/AFP)
Escrito por

O novo Beira-Rio, um dos 12 palcos da Copa do Mundo que se aproxima, já recebeu dois jogos do Internacional - contra Caxias e Brasil de Pelotas - neste ano, ambos pelo Campeonato Gaúcho. Mas a reinauguração oficial da casa colorada será neste domingo. A partir das 16h, o Gigante receberá o duelo amistoso do Internacional contra o uruguaio Peñarol exatamente 45 anos após o jogo inaugural, diante do Benfica, de Portugal. Jogo para ficar marcado na história do clube e servir de modelo para o Mundial.

O jogo contra o Peñarol de Jorge Fossati - técnico do Inter até as quartas de final da Libertadores de 2010, que seria conquistada pelo Colorado sob o comando de Celso Roth - será o último ato de três dias repletos de celebrações. Na sexta, o Inter completou 105 anos de existência com um jantar comemorativo. Já na noite desta sábado, foi realizado, no Beira-Rio, o espetáculo "Os protagonistas", que contou a história do estádio valorizando os ídolos que marcaram o nome na história colorada nesse período. Logo mais, será a vez de os comandados de Abel Braga deixarem o 6 de abril marcado com um triunfo.

O jogo não vale três pontos, trata-se de um amistoso e será disputado uma semana antes do Gre-Nal decisivo pelo título do Gauchão. Mas Abel, técnico que comandou o Inter nas maiores conquistas do clube - a Libertadores e o Mundial de Clubes, ambos em 2006 - sabe da importância de marcar a reinauguração oficial do Beira-Rio com uma vitória.

- Para nos é a festa, mas você não pode querer colocar no jogador a mesma responsabilidade que uma final de campeonato, um clássico, jogo de Brasileiro. Vamos fazer de tudo para não estragar a festa. Vamos querer a equipe com a mesma seriedade. Nosso aproveitamento no ano tem tido bom. Não importa se é amistoso ou não - disse o treinador, em entrevista coletiva.

Abel só não poderá contar com dois titulares para esse "ensaio" de luxo projetando o Gre-Nal do próximo domingo. O zagueiro Juan e Alex, preservados, serão substituídos por Ernando e Valdívia, respectivamente.

PEÑAROL SEM A FORÇA DE OUTRORA

O Peñarol está marcado na história do Internacional e do Beira-Rio. O time uruguaio fez parte do torneio que marcou a inauguração do estádio, em 1969, sendo goleado por 4 a 0. Em 1989, o Peñarol voltou a cruzar o caminho colorado. Outro massacre colorado, desta vez por 6 a 2. Abel era o treinador do Inter. Já em 2011, o Colorado comandado por Falcão foi eliminado nas quartas de final da Libertadores pela equipe uruguaia em pleno Gigante.

Mas o Peñarol que enfrentará o Inter logo mais está longe de lembrar um dos times mais tradicionais da América do Sul. Os comandados de Fossati ocupam a última posição no Grupo 8 da Libertadores e já estão eliminados. O foco do time está na Campeonato Uruguaio: ocupa a terceira posição no Clausura com 17 pontos. Na sexta, ficou no empate com o Miramar, por 2 a 2. E

Exatamente por conta desse duelo, a tendência é que não tenha força máxima neste domingo. Um dos destaques é o veterano apoiador Pacheco, de 38 anos, que pode ser poupado contra o Inter. Ele soma quatro gols no Campeonato Uruguaio. No elenco ainda está outro veterano: o centroavante Zalayeta, de 35.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X PEÑAROL

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data-hora: 6/4/2013 - 16h
Árbitro: Jean Pierre de Freitas Lima (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Tatiana Freitas (RS)

INTERNACIONAL: Dida; Gilberto, Ernando, Paulão e Fabrício; Willians, Aránguiz, Valdivia, D'Alessandro e Alan Patrick; Rafael Moura - Técnico: Abel Braga.

PEÑAROL: Lerda; Valdez, Darío Rodríguez e Mac Eachen; Albín, Novick, Rodríguez, Nandez e Hurtado; Carlos Núñez e Toledo - Técnico: Jorge Fossati.