Dia 01/03/2016
01:06
Compartilhar

Está sendo realizado neste fim de semana, no Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. Idealizador da pista, o biker Henrique Avancini (Cannondale) - o brasileiro mais bem colocado do ranking mundial -, falou do projeto e das expectativas dele para o evento.

- Sempre reclamo das pistas do Brasil, da falta de trabalho e de conceito. Quando soube que a Federação do Rio de Janeiro seria a responsável pelo Brasileiro eu apresentei Petrópolis. A região se adapta demais ao MTB. Coloquei a Secretaria Municipal em contato com a Federação, ajudei com patrocinadores e me comprometi com a construção do circuito - contou Avancini, em entrevista ao Bikemagazine.

A pista de Itaipava tem distância olímpica - 4,5 quilômetros de comprimento. De acordo com Avancini, quem for o campeão ali será mesmo o campeão, diferentemente do que vinha ocorrendo nas últimas décadas. Isso porque, segundo ele, o circuito da Região Serrana permite que os atletas compitam em alto nível.

- Digo isso porque na última década o esporte mudou e nossas pistas não acompanharam, o que dava chance para atletas que não eram tão bons para XCO vencerem a principal competição da modalidade. O circuito é divertido e tem muito do que eu acredito que deve ser o MTB, com pilotagem, desafio técnico, mas não extremo, com fluidez, para acelerar sempre - afirmou o biker.\


Henrique Avancini é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial (Foto: Divulgação/EGO Promotion)

A pista foi construída do zero, em um terreno particular e foi totalmente idealizado e projetado por Henrique. O brasileiro, que já prestou algumas consultorias na área, diz que esse trabalha acaba sendo um hobby que costuma fazer nas férias. Avancini lembra também que Vale do Cuiabá foi a área mais devastada pela catástrofe natural de 2011, quando fortes chuvas atingiram a região.

- Estou fazendo para o esporte, mas a pressão é grande. Há a vantagem de ser na minha cidade, no meu terreno, mas há a desvantagem de que eu me envolvi muito. Hoje me surpreendo com a renovação, treino muito na região e vi as mudanças - afirmou Avancini.

Atleta conceituado mundialmente, Avancini ficou fora dos convocados para os Jogos Pan-Americanos 2015, que estão sendo disputados em Toronto, no Canadá, entre os dias 10 e 26 de julho. O biker, que participou no início do mês de julho de uma competição na Suíça, tentou explicar o fato de ter ficado fora do Pan.

- Toronto não se encaixou na logística, eu teria que voltar da Suíça para o Brasil para ir ao Canadá e depois retornar, dias antes do Brasileiro. Mas não representar o Brasil no Pan-Americano não é prazeroso - disse Avancini.

Siga o Lance! no Google News