O Grêmio não conseguiu marcar e garantir a classificação na Copa Sul-Americana através de seus atacantes, mas um gol contra e uma falta perfeita de Zé Roberto garantiram o Tricolor na próxima fase. O time gaúcho saiu perdendo para o Barcelona-EQU no Estádio Olímpico e conseguiu a vitória por 2 a 1, que garantiu a vaga nas quartas de final.
Na próxima fase, o Grêmio vai encarar o Millonarios, da Colômbia, que na terça-feira eliminou o Palmeiras. Mas antes, neste sábado, os gaúchos vão até Salvador para enfrentar o Bahia pelo Campeonato Brasileiro.
O JOGO
O jogo começou já bastante movimentado. O Barcelona precisou ir para cima, já que o empate não servia, e um gol já seria suficiente para levar ao menos à disputa de pênaltis. A empolgação do time era muito maior do que a qualidade técnica, os equatorianos tinham o comando de Amaya e Díaz.
A primeira boa jogada veio em abertura para De La Torre na esquerda, que Pará salvou. Já na resposta, Marcelo Moreno driblou na entrada da área, mas demorou a chutar e foi bloqueado.
Então o Tricolor começou a insistir em jogadas pelas pontas, surgiram logo mais três chances a Moreno, que desperdiçou todas. Faltava inspiração não só a ele, mas ao time todo.
O Barça Genérico ainda tentou ir para cima, mas sempre na base da vontade. O Grêmio atacou com mais organização, muito com Pará, que cruzou, chutou, mas não fez. O Tricolor apenas segurou o placar até aquele momento.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo com algo "comum" na etapa inicial: chance perdida por Marcelo Moreno. E com menos de um minuto. Mas o Grêmio pareceu mais animado e foi atacar logo depois, mas Kleber não cabeceou com perfeição. E Zé Roberto começou a entrar mais no jogo, tentando organizar em uma posição mais centralizada.
Até que o Barcelona conseguiu se acalmar um pouco e foi para a frente pela primeira vez no segundo tempo. E assim como na etapa inicial, na base da "animação". Deu certo e gol aos 8 minutios após jogada de linha de fundo feita por Oyola, que Narciso Mina só teve o trabalho de completar para abrir o placar.
Foi a deixa para Vanderlei Luxemburgo colocar Elano no lugar de Marco Antônio. E foi dele que nasceu a jogada do gol do empate, alguns minutos depois. Ele abriu para Anderson Pico, que cruzou rasteiro, e Perlaza completou para o próprio gol.
Daí para o fim, o Barcelona "desanimou" e o Grêmio voltou a ter chances perdidas com Moreno.
Mas Zé Roberto guardou o melhor para o fim. Cobrou falta com perfeição para virar a partida, aos 45 minutos do segundo tempo. O primeiro gol dele no Olímpico.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 2 X 1 BARCELONA-EQU
Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 24/10/2012 – 22h (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (Fifa-ARG)
Auxiliares: Diego Bonfa (Fifa-ARG) e Juan P. Belatti (Fifa-ARG)
Público e renda: 17.708 pagantes / R$ 264.914,50
Cartões amarelos: Valarezo, Quiñonez, Perlaza (BAR)
GOLS: Mina, 8’/2ºT (0-1); Perlaza (contra), 21’/2ºT (1-1); Zé Roberto, 45'/2ºT (2-1)
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marco Antônio (Elano – 9’/2ºT) e Zé Roberto; Kleber (Leandro – 31’/2ºT) e Marcelo Moreno (Marquinhos – 41’/2ºT) – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
BARCELONA-EQU: Banguera, De La Torre (Matamoros – 23’/2ºT), Saucedo, Perlaza e Valarezo (Ferreyra – 34’/2ºT); Arroyo, Amaya, Matias Oyola, Ibarra e Damián Díaz (Quiñonez – 29’/2ºT) ; Narciso Mina. – Técnico: Gustavo Costas.