Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Grêmio mantém quatro vice-campeões, mas vira time mais veloz para Brasileiro

Novo contrato do Flamengo com o Maracanã
Escrito por

A estreia no Campeonato Brasileiro de 2013 foi uma vitória por 2 a 0 sobre o Náutico. Não foi na Arena, embora o Grêmio fosse mandante, e sim no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Tricolor mantém quatro jogadores que iniciaram a campanha que acabou com o vice-campeonato. No entanto, dois integrantes do time no ano passado consideram o time mais tático e veloz com Enderson Moreira no comando.

A escalação para a partida do dia 26 de maio do ano passado tinha Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Fernando, Souza, Zé Roberto, Elano e Vargas; Barcos. Esta formação sofreu algumas modificações até o final da temporada, após a chegada de Renato Gaúcho.

Com o novo treinador, o Grêmio passou a atuar em grande parte do Brasileiro com três zagueiros e três volantes, principalmente após à chegada de Rhodolfo. Riveros tambem se juntou ao elenco durante a temporada. Por outro lado, Fernando foi vendido.

Da metade para o final do ano, o Grêmio tinha como base Dida; Rhodolfo, Bressan e Werley; Pará, Souza, Riveros, Ramiro e Alex Telles; Kleber e Barcos. Além da característica marcante de contar com três zagueiros e três volantes, o Tricolor era um time que jogava na defensiva. O estilo de novo foi bastante modificado desde a chegada de Enderson Moreira.

O time que o treinador atual encaminhou para o jogo com o Atlético-PR tem Marcelo Grohe; Pará, Bressan, Pedro Geromel e Bren; Eodinho, Ramiro, Riveros, Zé Roberto e Dudu; Barcos. A dupla de zagueiros reservas treinou no time, mas Werley e Rhodolfo segem como os titulares. E Wendell se reapresentará do período de treinamentos com a Seleção sub-21 e deve atuar.

- São jogadores diferentes, tem alguns que permaneceram do elenco do ano passado, mas estamos jogando um pouco diferente. Jogávamos mais recuado e esse ano temos mais velocidade. São características diferentes. Esse ano vamos chegar longe, apesar do campeonato ser difícil, temos condições e elenco para chegar longe - avaliou o lateral-direito Pará.

Desde o início do ano, Enderson já usou algumas variações. Atuou no 4-2-3-1, no 4-4-2 em linha e no 4-1-4-1. Além disso, cria mais chances de gol, segundo Bressan, que considera que o espírito de luta da equipe do ano passado segue.

- A característica tática mudou bastante. Ano passado a gente tinha uma proposta de se defender e sair. Hoje buscamos o jogo, criamos chances, até duas, três. Acho que o que ficou é que a equipe se manteve com espírito que não desiste e luta até o fim. Ficou aparente no ano passado e na Libertadores está aparente. Temos que manter esse espírito para fazer um grande Brasileiro e chegar buscando o título - destacou Bressan.