O Grêmio segue firme em seu projeto de internacionalizar as categorias de base, uma das propostas de campanha do presidente Fábio Koff. Sob o comando do executivo Júnior Chávare, o departamento de formação gremista acertou a contratação de três argentinos, que estavam em períodos de testes: Robertino Canavesio, Claudio Gaona e Nicolás Minutella, todos de 18 anos, com contrato de teste de um ano. Além deles, o atacante Lucas Romano, ex-Quilmes, também foi contratado - fruto do banco de dados tricolor. Como excede a idade do time júnior, foi repassado ao Juventude para a disputa da Série D deste ano. O próximo passo é ampliar as buscas para Equador, Chile e Colômbia e aumentar a parceria com o All Boys, da Argentina, para enviar jogadores para a disputa da primeira divisão do país vizinho.
Os dois primeiros garotos já estão regularizados na CBF e estarão em treinamentos durante a semana no CT da base, em Eldorado do Sul. Morarão no Estádio Olímpico, em vias de ser demolido. Gaona está retornando da Argentina em duas semanas, já que teve que fazer o processo de profissionalização - foi descoberto em um projeto social. O All Boys, clube de Minutella, fechou uma parceria com os gaúchos, que trocam experiências administrativas. Além disso, como o mercado brasileiro está aquecido e gira mais capital, os gringos também estão interessados na parceria com direitos econômicos para futuras negociações.
- Podemos oficializar o Canavesio e o Minutella com a abertura da janela. Confirmamos uma parceria com o All Boys na sexta. Eles estão interessados no nosso know-how da base e em breve devemos ampliar isso para que alguns jogadores nossos que estouraram a idade da base possam disputar a primeira divisão da Argentina - comentou Chávare ao LANCE!Net.
Aprovados na primeira etapa, os jogadores seguem em testes. O contrato é de duração mais longa - um ano - para que o clube possa observar a adaptação dos gringos e como evolui o futebol de cada jogador sem precisar ter grandes custos, até porque todas as negociações não envolveram montantes para nenhum clube. Além disso, se cerca de cuidados para que não perca o atleta no futuro, após ele ter boas atuações em campo. Com uma rede de olheiros, o Grêmio mira também trazer jogadores de outros países e colocá-los em clubes de divisões inferiores, como fez com Romano.
Grêmio confirma três gringos na base e fecha parceria com All Boys
Dia 01/03/2016 04:27