Um gol marcado nos últimos minutos de um jogo muda completamente o espírito de uma torcida. Alguns, que contavam com a vitória, vão do céu ao inferno após levarem o gol de empate. Outros, que já se contentavam com um resultado negativo, explodem de alegria com a bola salvadora. A 12ª rodada do Campeonato Brasileiro foi cheia de lances assim, e, entre eles, o tento heroico marcado por um goleiro se destacou.
No Mané Garrincha, em Brasília, o Flamengo vencia a Portuguesa até os 47 minutos do segundo tempo. Por isso, o goleiro Lauro, da Lusa, resolveu ir para a área adversária para tentar o tudo ou nada. Resultado: fez o gol de cabeça que garantiu o empate por 1 a 1. O mais curioso é que o arqueiro já havia anotado um tento contra o Mengão quando ainda atuava pela Ponte Preta.
O novo líder do Brasileirão também foi decidido nos lances finais de duas partidas. O Cruzeiro empatava com o Criciúma até os trinta e sete minutos do segundo tempo, quando Ricardo Goulart marcou, de letra, o gol que deu a vitória à Raposa por 2 a 1 e colocou a equipe mineira na ponta do nacional.
E isso só foi possível por conta do tropeço do Botafogo. O time vencia o Atlético-MG até os 49 minutos da segunda etapa, quando Luan pareceu reviver a mística do Horto para o Galo e decretou o empate por 2 a 2.
Na quarta-feira, o panorama ainda se repetiu em Salvador, onde Fred marcou, aos 39 do segundo tempo, o gol do empate por 1 a 1 do Fluminense com o Vitória, e em Curitiba, onde Paulo Baier balançou as redes aos 35 da etapa final para dar a vitória ao Atlético-PR por 1 a 0 sobre o Bahia. Na quinta, foi a vez de William anotar, restando seis minutos para o fim do tempo regulamentar, o tento do empate por 1 a 1 da Ponte Preta com o Vasco, em São Januário.
Além dessas partidas, outro jogo terminou empatado. Na quarta-feira, no único clássico estadual da rodada, o Corinthians saiu na frente, mas o Santos foi buscar o empate por 1 a 1 na Vila Belmiro. No dia seguinte, na ausência dos craques Alex e Zé Roberto, o Coritiba venceu o Grêmio por 1 a 0, na Arena do Tricolor.
A rodada ainda teve a vitória do Goiás por 2 a 1 sobre o Náutico, no Serra Dourada, e o triunfo do Internacional por 1 a 0 sobre o São Paulo, em jogo adiantado para o dia 24 de julho por conta da excursão do Tricolor para o exterior.