A goleada da Espanha sobre o Taiti nesta quinta-feira no Maracanã não serviu apenas para deixar a Fúria bem perto da vaga na semifinal da Copa das Confederações e a equipe da Oceania virtualmente eliminada. O triunfo elástico também trouxe algumas marcas. Algumas vão depender do critério, mas independetemente disso, já é a maior vitória da Copa das Confederações.
Até então, a principal goleada do torneio era uma do Brasil sobre a Arábia Saudita. A Seleção goleou os árabes na semifinal de 1999 por 8 a 2. Naquele jogo, Ronaldinho Gaúcho fez três gols, e Alex marcou duas vezes. Na final, derrota para o México.
Se falar de Maracanã, aí sim vai depender do critério de cada um. A maior goleada do estádio é um Flamengo 12x2 São Cristóvão. A Fúria alcançou a diferença de gols, mas marcou menos vezes que o clube carioca em 1956. De qualquer forma, será a segunda, antes era 9 a 0.
MAIS:
> Técnico do Taiti diz que seleção não poderia ser tão desorganizada
> Melhor jogador em campo, Torres elogia 'espírito esportivo' do Taiti
> Jogadores espanhóis denunciam roubo no hotel no Recife
O resultado também é o terceiro maior conquistado pela Fúria. A principal goleada é em cima da Bulgária: 13 a 0 em 1933. A segunda maior é sobre Malta, quando venceu por 12 a 1 em 1983.
Já o Taiti, que chegou a vencer uma vez as Ilhas Cook por 30 a 0, levou sua maior surra. Mas já tinha perdido uma vez em 2004 pelo mesmo placar, contra a Nova Zelândia.