Uma garotada com personalidade de gente grande. Esse é o perfil do grupo de jovens jogadores que fazem parte do elenco do Fluminense e que participou efetivamente da conquista do Brasileirão. Em diversos momentos do campeonato, eles souberam suprir os desfalques e garantiram pontos importantes.
Foram 12 os atletas recém-promovidos ou ainda integrantes das categorias de base do clube, em Xerém, que contribuíram para o título nacional (veja em detalhes abaixo). Isso sem falar do zagueiro Digão, um veterano entre os mais jovens. Profissional desde 2009, o defensor de 24 anos já é bicampeão brasileiro.
Alguns mais, outros menos, mas todos os garotos atenderam bem aos chamados do técnico Abel Braga. Ou alguém se esquece da vitória na estreia na competição, sobre o Corinthians, em pleno Pacaembu? Naquele dia, o Flu teve sete titulares considerados "promessas".
Caso do centroavante Samuel, importante nos jogos contra o Sport, Náutico e, mais recentemente, São Paulo. Ele assumiu o lugar deixado em aberto após a saída de Rafael Moura e foi o autor de cinco gols.
– Este título foi muito importante, o Fluminense fez uma campanha maravilhosa. Fico muito feliz, mesmo sendo reserva. Ser reserva de um grande jogador como o Fred, como vocês viram, fazendo gols e sendo decisivo, é gratificante – afirmou.
Mas o bastião dessa garotada campeã foi o atacante Wellington Nem, que chegou no início do ano como última opção para o setor ofensivo e virou titular absoluto.
– Consegui aproveitar muito bem a minha subida para o time profissional e já pude ser campeão brasileiro logo em meu primeiro ano – comentou o "Messi de Xerém".
Novidades para 2013
Acostumado a ser um celeiro de novos craques, o Fluminense já molda o elenco para 2013 com a consciência de que poderá aproveitar diversos jogadores das categorias de base. A principal aposta da temporada será o lateral-direito Igor Julião, que pode ser o substituto de Wallace, já negociado com o Chelsea (ING).
Outros laterais da base ainda podem pintar, como Fernando e Ronan. Os dois vêm se destacando e são vistos como bons nomes pelo técnico Abel Braga. Quem também deve subir para os profissionais é o zagueiro Luis Gustavo, o meia Eduardo e o atacante Biro-Biro. Todos são boas promessas.
Xerém/Laranjeiras
Kléver – 23 anos: Terceiro goleiro do Fluminense. É o mais velho do grupo, mas não entrou em campo no Brasileirão.
Elivélton – 20 anos: Zagueiro ágil e querido por Abel Braga, despontou no Brasileirão do ano passado. Poucas chances em 2012.
Wellington Carvalho – 19 anos: Chegou em Xerém em 2007 e é figura constante nos treinos e em listas. Foi titular na estreia do Brasileiro.
Wallace – 18 anos: Com apenas 18 anos, o lateral-direito já foi negociado para o Chelsea (ING).
Fábio Braga – 20 anos: O volante chegou em Xerém em 2009 e foi muito utilizado nesta temporada, principalmente durante o Carioca.
Rafinha – 19 anos: Está no clube desde os sete anos. O volante participou de apenas duas partidas pelo time principal.
Higor – 19 anos: Jogador do Flu desde abril de 2011. Fez seis partidas no Brasileirão. O meia deve ganhar mais espaço em 2013.
Marcos Júnior – 19 anos: Principal nome na Copinha de 2012, é profissional desde abril. O atacante é constantemente escalado por Abelão.
Matheus Carvalho – 20 anos: Está há mais tempo no time principal. Teve mais chances na equipe no Brasileirão passado.
Michael – 20 anos: Centroavante da base, fez um gol neste Brasileirão.
Samuel – 21 anos: Foi importante para a conquista do título, com seus cinco gols e muita raça.
Wellington Nem – 20 anos: É a grande revelação do Flu nos últimos anos. O atacante fez nove gols em 2012.