A conquista do Campeonato Carioca de 1995 pelo Fluminense pode ser contada como uma história de superação. Azarão no começo da temporada, o Tricolor superou times considerados mais fortes e bateu o favorito Flamengo - de Romário, Sávio, Branco & Cia. - na decisão. Mas os obstáculos enfrentados pelo time das Laranjeiras não foram apenas nos gramados.
- Estávamos com salários atrasados, o clube passava por um momento complicado fora de campo. As coisas estavam difíceis - conta o técnico Joel Santana, comandante do Tricolor em 1995.
Herói do Fluminense com dois gols na decisão, Renato Gaúcho também foi o porto seguro do grupo nos momentos de dificuldades. Recém promovido aos profissionais na época, o ex-volante Cadu destacou a importância do eterno camisa 7 do Flu.
- O Renato foi o cara dentro e fora de campo. Estávamos com salários atrasados há três meses. Muitas vezes, o Renato ajudava o pessoal que estava apertado com dinheiro do próprio bolso - afirma Cadu.
Autor da jogada que resultou no Gol de Barriga, o ex-meia Ailton valorizou o espírito de luta do grupo de 1995. Bem antes de 2009, o Tricolor já foi um time de guerreiros.
- Com salários atrasados, o Fluminense vinha muito sofrido. Nós abrimos mão de pensar no dinheiro e nos focamos no título. Valeu a pena. É aquela história, quem está com a geladeira vazia dá a vida para sair dessa situação - analisou Ailton.