Dia 27/10/2015
22:33
Compartilhar

O Fluminense já estabeleceu um recorde nesta Série A-2012. As 11 partidas sem perder, no início do campeonato, serviu para igualar o feito de 1988, quando o Tricolor ficou o mesmo tempo sem ser derrotado, alcançando a sua melhor marca nas primeiras rodadas do Nacional. Contudo, 24 anos depois, os atuais comandados de Abel Braga têm a chance de bater a marca, nesta quarta-feira, contra o Grêmio, no Olímpico.

Além disso, vale lembrar que na chamada era dos pontos corridos (começou em 2003), o Fluminense não só atingiu seu recorde como se distanciou com folga de marcas passadas. Anteriormente, o máximo eram apenas quatro jogos sem perder (em 2005 e 2006).

Além de tudo, o Fluminense versão 2012 está se acostumando com marcas relevantes. Mais cinco partidas sem ser derrotado e a equipe atingirá o número de 16 sem perder: seria a maior de toda História do clube – em 2010, foram 15 jogos – igualando também o feito do rival Flamengo em 2011, que teve o melhor início na era dos pontos corridos desde que o formato se consolidou.

Para chegar ao ápice, o Fluminense terá um caminho um pouco ardiloso. Nesta quarta, precisará defender a invencibilidade contra o Grêmio, em Porto Alegre. No domingo, nova pedreira: o líder Atlético-MG, que faz campanha irretocável. Dos males o menor: o jogo será no Rio.

A sequência não dá moleza para o Tricolor. Mas superando essas adversidades, sem derrotas (veja abaixo o termômetro dos próximos jogos), o recorde estará estabelecido de uma vez.

– Temos de continuar jogando da mesma maneira. Vamos perder uma hora, mas por enquanto estamos somando pontos – disse o treinador do Fluminense, Abel Braga.

Em um ano em que as alegrias estão se sobressaindo sobre as tristezas, o Fluminense segue em busca de recordes. Amanhã, é a vez do elenco seguir fazendo História.

Sequência já vira assunto

A invencibilidade do Fluminense neste Brasileirão ainda não era assunto das conversas entre os jogadores. Mas agora é. Ao superar a marca de dez jogos sem perder, o Tricolor ultrapassou o "limite" estabelecido pelo grupo para começar a falar do assunto.

– Daqui a pouco, quando tivermos dez, 12 jogos, aí vamos começar a pensar nisso. Não queremos perder para ninguém – comentou o meia Thiago Neves, recentemente.

Para manter o tema vivo nas rodas de bate-papo do grupo nas Laranjeiras e nas concentrações, o jeito é um só: dar sequência à filosofia deste ano para o campeonato, pensando em um jogo por vez.

– Para nós é importante (estar invictos). Mas só pensamos no próximo jogo e não numa sequência. No Brasileirão você tem de vencer todo jogo para ser campeão. Queremos estar o mais próximo possível do líder.

Siga o Lance! no Google News