O Flamengo entrará com uma representação pedindo a exclusão do árbitro Felipe Gomes da Silva do quadro de árbitros da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) pelos erros cometidos no confronto entre o Boavista e o Rubro-Negro, na última quarta-feira, em Macaé.
- É uma representação direcionada à Federação. Vamos, inclusive, pedir a exclusão do árbitro do quadro de arbitragem. Não é a primeira vez (que ele prejudica o Flamengo). Causou uma séria lesão no Willians. Ele perdeu o controle total de partida. Isso não pode acontecer. Isso só faz com que a violência permaneça dentro de campo. Vamos pedir a exclusão. Vamos direcionar à federação do Rio - disse Michel Assef Filho, diretor jurídico do Flamengo.
Derrotado por 2 a 1, de virada, após ver um gol de mão validado pela arbitragem - o juiz ignorou pênalti a favor do Boavista antes do toque - e sofrer com entradas violentas da equipe de Saquarema, o Fla acusa o árbitro da partida de incitação à violência. Em entrevista ao LANCENET!, o presidente da Comissão de Arbitragem da Ferj, Jorge Rabelo, reconheceu a má atuação do árbitro:
- Ele teve uma atuação ruim. Tanto na parte técnica quanto na parte disciplinar. O mais grave foi a parte disciplinar. Eu não tenho mais nada a falar sobre isso. Se o Flamengo tem esse desejo, é um problema dele com a federação. Eu apenas gerencio os árbitros. O Flamengo pode estar no direito, mas eu não vou me meter mais nisso - Jorge Rabelo, presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro.
Rabelo declarou que Felipe será afastado para passar por uma reciclagem, mas não cogitou a possibilidade de exclusão:
- Ele será afastado e passará por uma reciclagem. Verá vários vídeos para entender quais carrinhos podem ser dados dentro de campo - disse Rabello, que acredita que o árbitro não ficará marcado por prejudicar o Flamengo
- O Arnaldo Cesar Coelho ficou 20 anos como árbitro e ficou marcado como perseguidor do Flamengo e continuou sendo um grande árbitro. Em 2009 ele (Felipe Gomes da Silva) teve coragem de expulsar dois jogadores - encerrou Rabelo.
A principal evidência de que Rabello tem razão ao criticar a atuação do árbitro é o tornozelo direito de Willians. Após uma entrada perigosa de Tony, o camisa 8 foi duramente atingido, precisou ser substituído com o tornozelo bastante inchado e viu Felipe Gomes da Silva aplicar apenas um cartão amarelo ao jogador do Boavista.
Para o téncnico do Fla, Joel Santana, a equipe de Bacaxá abusou da violência e contou com a conivência da arbitragem.
- Eles bateram muito. É só ver o número de faltas que foram feitas. O Willians foi pisado a dois metros do bandeira e o jogador só recebeu um cartão amarelo. Bateram até onde deram - queixou-se Joel.
Atualizado às 15h30