Criado nas divisões de base do Flamengo, Anderson Bamba vive seu melhor momento no futebol alemão, onde já está cinco temporadas. Considerado uma das promessas do setor ofensivo do Rubro-Negro Carioca em 2008, o zagueiro logo despertou o interesse dos clubes europeus, até ser vendido ao Bayer Leverkusen, em negociação que envolveu também o meia Renato Augusto. Em contato com a reportagem do LANCE!Net o jogador de 25 anos, revelou a dificuldade na adaptação no país, principalmente pelo clima europeu e a saída conturbada do Rubro-Negro.
- Os três primeiros meses foram pesados, pois sai do Brasil aonde estava calor e aqui já estava meio frio. Também teve a língua, que é bem difícil. Aos poucos fui acostumando e me adaptando, até ficar tranquilo - afirmou o jogador.
E MAIS:
> Novo meia do Tottenham revela que rejeitou Dortmund e PSG
> Com torção, Felipe, goleiro do Flamengo, não encara o Cruzeiro
Para ganhar experiência, Anderson Bamba foi emprestado ao VFL Osnabrück, da Segunda Divisão da Alemanha, onde ficou uma temporada. No ano seguinte passou pelo Fortuna Dusseldorf e ganhou o prêmio de melhor zagueiro da Série B alemã em 2010. Com o destaque foi contratado pelo Borussia M’gladbach, até assinar com o Eintracht Frankfurt em 2011. Na atual temporada o clube se encontra na beira da zona de rebaixamento, com apenas uma vitória na Bundesliga contra três derrotas. Apesar do início complicado, Bamba está confiante em uma boa temporada no clube alemão.
- Eu espero que a nossa equipe faça uma grande temporada, como no ano passado, mas para isso temos que continuar trabalhando duro para chegar aos objetivos. Já no nível pessoal, espero evoluir mais e mais. Estou focado e trabalhando para isso - destacou o zagueiro.
SAÍDA TURBULENTA DO FLAMENGO
Em sua passagem pela base do Flamengo, Anderson Bamba foi campeão carioca de juniores em 2006 e 2007, chegando a sentar três vezes no banco de reservas da equipe profissional do Flamengo quando tinha apenas 17 anos. Porém, sem oportunidades, logo voltou às categorias de base e em momento algum conseguiu se firmar no time principal, mesmo sendo considerado o zagueiro mais promissor das categorias de base do clube.
- Foi tranquilo, isso ai já é coisa do passado. Eu tenho uma admiração pelo Flamengo e estou sempre seguindo meu time de coração - declarou o jogador, que pensa em voltar ao Flamengo no futuro, mas que ainda é cedo para sair da Europa.
- Espero que um dia possa voltar. Mas agora, estou focado no Eintracht Frankfurt e fazer uma boa campanha nessa temporada, o futuro pode ser, mas agora quero ficar um bom tempo aqui na Europa e crescer aqui. O futuro só a Deus pertence, mas espero fazer uma carreira muito boa e vitoriosa - finalizou o jogador.