O segundo capítulo da história de Luiz Felipe Scolari no comando da Seleção Brasileira terá início nesta quinta-feira, quando o treinador será confirmado como o novo comandante do Brasil. A julgar pelos números, o torcedor brasileiro pode ficar animado com o retorno de Felipão.
Desde sua estréia contra o Uruguai em julho de 2001, até o amistoso contra o Paraguai em agosto de 2002, o treinador comandou o Brasil em 26 jogos. Entre Eliminatórias, Copa América, amistosos e Copa do Mundo, Felipão teve um aproveitamento de 73,1%. Foram 19 vitórias (sete delas na campanha invicta do penta), um empate e apenas seis derrotas.
Além disso, o momento de seu primeiro ato na Seleção se assemelha com o atual. Na ocasião, o Brasil fazia campanha irregular nas Eliminatórias e vinha de dois trabalhos diferentes em menos de um ano. O início do novo comandante também foi de altos e baixos. Na Copa América, optou por fazer observações. Acabou eliminado de forma surpreendente para Honduras. Nas Eliminatórias, obteve 50% de aproveitamento, mas classificou o país para a Copa da Coréia e do Japão.
O ano de 2002 foi especial. A única derrota veio na despedida da Seleção, no amistoso contra o Paraguai que marcou a comemoração pelo pentacampeonato. De resto, foi uma trajetória brilhante: foram 13 vitórias e um empate, com 38 gols à favor e apenas oito contra.
Relembre momentos de Felipão com a Seleção
CONFIRA O HISTÓRICO DE FELIPÃO NO COMANDO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
ELIMINATÓRIAS PARA A COPA DE 2002
COPA AMÉRICA 2001
COPA DO MUNDO DE 2002
AMISTOSOS
NÚMEROS TOTAIS