Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

6 explicações para o ‘vestido mágico’ que mexeu com o mundo do esporte

Escrito por

Tudo começou na Escócia. Caitlin Mcneill, de 21 anos, resolveu postar a imagem de um vestido em sua conta no Facebook, após uma discussão interminável a respeito da cor da peça. A publicação da imagem vestido gerou um dos maiores frênesis da história da internet, com pessoas discutindo ferozmente sobre o assunto. Afinal, o vestido é azul e preto ou branco e dourado?

Antes de mais nada, é preciso contar a verdade aos internautas: o vestido é azul e preto. A própria Caitlin, que viu a roupa ao vivo, postou uma outra foto posteriormente e todos puderam ver as verdadeiras cores da peça. Se ainda não se convenceu, a loja britânica Roman, que comercializa o vestido, não oferece nenhum modelo branco e dourado. Além do preto e azul, as versões disponíveis são rosa e preto, vermelho e preto e uma branca e preta.

- Eu posso oficialmente confirmar que a cor do vestido é azul royal com ornamentos pretos -, afirmou Michelle Bastock, diretora de moda da marca, em entrevista ao canal CNN.

Porém, enquanto a cor ainda era uma polêmica, o assunto mexeu com o mundo do esporte. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, brincou com a cor da camisa do Querétaro (MEX), seu atual clube. Rivais de Lisboa (POR), Sporting e Benfica "discordaram" sobre a tonalidade da peça. Até o LANCE!Net entrou na onda, usando azul e dourado na home e aproveitando o assunto para relembrar cores bizarras de uniforme de futebol pelo mundo.

Confira abaixo 6 razões que podem explicar o porquê de pessoas enxergarem cores tão diferentes na mesma imagem.

1 -  Luminosidade: Daniel Barros, em entrevista ao SPTV, da Rede Globo

- A luminosidade varia ao longo dia. Nove da manhã tá uma, meio-dia está mais claro, seis da tarde está escurecendo.. E a cor da nossa roupa a gente não vê variar. Por quê? Se a luminosidade varia, teoricamente a cor da nossa roupa teria que variar também. Mas o cérebro vai ajustando as cores de acordo com a luminosidade. Então se o cérebro assume que ali é uma cena clara, ele vê de uma cor. Se ele assume que ali é escuro, ele vê de outra cor.

2 -  Angulação: Richard Yudi, em entrevista para o Correio Braziliense

"De acordo com o oftalmologista Richard Yudi Hidam, a confusão é desnecessária. 'Isso depende de coisas como a angulação, muda de cor. Olhando ao vivo é uma outra coisa', defende, em entrevista ao Correio. Para o médico, a bagunça fica ainda maior quando uma lente confunde a visão das pessoas, que já é naturalmente cheia de filtros. 'Se você olha muito tempo para a cor vermelha, por exemplo, acaba tendo uma distorção quando vê uma coisa branca, por exemplo.' "

3 - Idade do observador: Jay Neitz, em entrevista para a revista Times

"Quanto mais velho o observador, maior a propensão para ver dourado e branco. Segundo Jay Neitz, pesquisador de cor-visão na Universidade de Washington, o globo ocular das pessoas muda ao longo da vida. Por isso, os indivíduos se tornam menos sensíveis à luz azul com o passar dos anos. O pesquisador estudou as diferenças na visão de cores durante 30 anos."

4 - Sistemas visuais diferentes: Bevil Conway - Wellesey College

"Uma explicação seria a visão que os seres-humanos têm da luz do dia: de manhã, vemos mais vermelho e rosa, passamos pelo branco e azul no meio do dia e, depois voltamos ao vermelho. O que acontece é que o seu sistema visual está olhando para o objeto e tentando descontar os efeitos da luz do dia. Então, tiram o lado azul, no caso de verem branco e dourado, ou descontam o amarelo, caso vejam azul e preto" explica o neurocientista Bevil Conway, especialista em estudos da cor e visão, da Wellesey College.

5 - Contrastes na tela - Internet

Essa já pode riscar da lista. Inúmeras pessoas viram a mesma imagem, na mesma tela de celular ou monitor, e divergiram sobre as cores do vestido mesmo assim. 

6 - Mistura Aditiva - Internet

A junção das cores vermelho, verde e azul, aos olhos algumas pessoas, gera o fenômeno chamado "mistura aditiva". Quanto mais você as mistura, mais perto da cor branca elas estão. Para outras pessoas, essa mistura tende a ficar preta, sendo uma "mistura substrativa". Resumindo:

Enxerga azul e preto: Parabéns! Você enxerga bem. Suas retinas estão em alto funcionamento, em "mistura substrativa".

Enxerga branco e dourado: suas retinas não funcionam tão bem, sendo menos sensíveis à luz, gerando a "mistura aditiva".