O Corinthians é o atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores e, em dezembro, será o representante sul-americano na disputa do Mundial de Clubes, no Japão. Um momento brilhante, que começou há quatro anos, com a volta do clube à Primeira Divisão.
Foi no dia 25 de outubro de 2008, contra o Ceará, diante de mais de 35 mil torcedores, que o Timão confirmava o retorno à elite exatos 328 dias após o capítulo mais triste da história. O pouco comemorado título da Série B, porém, antecederia momentos mais felizes para a Fiel.
Poucos dias após o fim da competição, o clube apresentava Ronaldo no Parque São Jorge. O Fenômeno, que estava sem jogar há anos, se tornaria peça fundamental nas conquistas que aconteceriam logo no primeiro semestre de 2009.
Título invicto do Paulistão, com direito ao momento mais brilhante de Ronaldo, e a conquista do tricampeonato da Copa do Brasil diante do Inter, em pleno Beira-Rio, confirmaram que o passeio na Série B não foi por acaso e que um Corinthians forte estava de volta...
Douglas e Alessandro: os líderes do atual Corinthians (Foto: Tom Dib)
As tentativas no ano do Centenário não foram produtivas, culminando no fracasso diante do Tolima na Libertadores-11 e o anúncio do fim da carreira do Fenômeno. O trabalho de reconstrução daria frutos meses depois, com a conquista do quinto título do Brasileirão Este ano, o quarto e mais esperado: a Libertadores de América. E, em dezembro, a chance do quinto após o rebaixamento, o bi do Mundial.
CORINTHIANS PÓS-SÉRIE B...
Ronaldo
Fenômeno foi contratado dias depois do título da Série B. E foi fundamental!
Paulistão-09
Título conquistado de forma invicta.
Copa do Brasil-09
Título contra o Internacional, de Tite.
Centro de Treinamento
Construído no Parque Ecológico
Brasileirão-11
Quinto título nacional após 38 jogos
Libertadores-12
Oito vitórias e seis empates. Invicto!
Estádio
Previsão de conclusão é dezembro/13
CORINTHIANS 2x0 CEARÁ
CORINTHIANS: Felipe, Alessandro (Carlos Alberto, 44’ 2T), William, Chicão e André Santos; Cristian, Elias, Morais (Wellington Saci, 36’ 2T ) e Douglas (Lulinha, 42’ 2T); Dentinho e Herrera.
T: Mano Menezes
CEARÁ: Adílson, Dedé, Fabrício, Dezinho e Jorge Guerra; Michel (Mancuso, 32’ 2T), Chicão, Cleisson, Marcos Paraná (Éderson, intervalo),
Cadu; Sérgio Alves (Charles Chad, 32’ 2T).
T: Lula Pereira
JUIZ: Maurício Siqueira (MT)
GOLS: 8’ 1ºT Douglas (1-0) e 4’ 2ºT Chicão (2-0)
RENDA/PÚBLICO: R$ 660.445,00 / 32.341 pagantes
CARTÕES: André Santos e William (Corinthians); Fabrício, Marcos Paraná e Michel (Ceará)
LOCAL: Pacaembu, São Paulo (SP)