Dia 28/10/2015
04:59
Compartilhar

O presidente do Brasil de Pelotas ameaçou entrar na Justiça Comum para salvar o time gaúcho de cair para a Série D do Campeonato Brasileiro. Se o time conseguir reverter a situação e recuperar os seis pontos perdidos, o Santo André passa a ser o time rebaixado para a Quarta Divisão Nacional.

O empate na última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C entre Santo André e Brasil de Pelotas era um dos resultados que garantiria o time gaúcho na Série C. Isso, se o time de Pelotas não tivesse sido punido por escalar o lateral Cláudio de maneira irregular na estreia da competição.

Como consequência, o time gaúcho perdeu seis pontos na competição e o empate em 1 a 1 com o Santo André acabou acontecendo apenas para cumprir tabela. Caso não tivesse perdido os pontos, o Brasil estaria garantido na Série C 2012 e o Santo André acabaria rebaixado.

- Agora que nós conseguimos o resultado dentro de campo, volto a afirmar que nossa condição é boa, e, hoje, o Brasil está na Série C – disse o presidente do Brasil de Pelotas, André Araújo, ao site oficial do clube.

Esgotadas as esferas esportivas, o Brasil de Pelotas ameaça tentar reverter a situação na Justiça Comum. O time gaúcho alega que o lateral Cláudio não teria sido notificado sobre o julgamento de 14 de dezembro de 2010, no qual ele foi punido, com a suspensão em uma partida oficial da CBF.

O julgamento aconteceu em razão de o atleta ter sido expulso da partida entre Ituiutaba-MG (atual Boa Esporte) e ABC-RN, quando ainda defendia o clube mineiro, na última partida dele no Campeonato Brasileiro da Série C de 2010, que aconteceu em 20 de novembro.

Até a estreia do time gaúcho na Série C 2011, o lateral Cláudio não disputou nenhum partida em campeonatos da CBF e por isso teria que cumprir sua suspensão contra o Santo André, o que acabou não ocorrendo.

Caso o Brasil de Pelotas entre na justiça comum e o tribunal seja favorável ao argumento do time gaúcho, o julgamento do ano passado será anulado e a consequência será o "efeito cascata", no qual os julgamentos posteriores acabariam automaticamente sendo anulados.

- Nós vamos pedir também a anulação do nosso julgamento, porque é um fato recorrente, já que afeta diretamente o que envolve o Brasil. E, além disso, depois de exauridas todas as questões que envolvem a Justiça Desportiva, vamos entrar na Justiça Comum – ameaçou o dirigente.

Para o Santo André, se o Brasil de Pelotas recorrer a justiça comum, será pouco provável a hipótese de que o tribunal seja favorável ao Brasil de Pelotas.

-Não acho que obterão sucesso. Erro administrativo no futebol é imperdoável. Nos solidarizamos, mas nada melhor para eles (Brasil) do que assimilar o erro e pensar no ano que vem – argumentou o diretor de futebol do Ramalhão Luiz Capella, ao "Diário do Grande ABC".

Entenda o caso

20 de novembro de 2010
Na partida entre Ituiutaba-MG e ABC-RN, o lateral Cláudio foi expulso.

14 de dezembro de 2010
O Jogador foi julgado pelo STJD e a pena foi a suspensão do atleta por uma partida em campeonatos organizados pela CBF.

17 de julho de 2011
Cláudio atuou na partida de estreia do Brasil de Pelotas contra o Santo André sem cumprir a suspensão estipulada pelo STJD em 2010.

29 de julho de 2011
Após denúncia do Santo André no artigo 214, o STJD julgou o caso do jogador Cláudio e absolveu o clube gaúcho.

15 de setembro de 2011
Absolvido em primeira instância, o Joinville e a procuradoria recorreram à decisão com base no artigo 71 e o STJD acabou punindo o Brasil de Pelotas com a perda de seis pontos e rebaixando o time gaúcho para a Série D 2012.

18 de setembro de 2011
Brasil e Santo André encerram suas participações na Série C 2011 com um empate.

Siga o Lance! no Google News