Entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro, ocorrerá em Salvador, Bahia, o Surf Eco Festival 2012. O evento é uma mistura de surfe com ações de preservação ambiental e social.
O festival acontecerá na praia do Sesc, em Piatã, em parceria com o Programa Socioambiental da cidade. Durante o campeonato, os espectadores vão poder assistir palestras e filmes, visitar exposições de animais taxidermizados e participar de atividades que unem arte e preservação da biodiversidade. Além disso, o evento receberá cerca de três mil crianças de escolas municipais de Salvador e de projetos sociais apoiados pela Petrobras.
O torneio deve receber cerca de 300 atletas nacionais e internacionais para as etapas da Associação de Surfistas Profissionais (ASP em inglês), seletiva continental para o Mundial Sub-21 de Atletas Profissionais e do WQS, a chamada segunda divisão do surfe mundial.