Dia 01/03/2016
04:09
Compartilhar

Duas seleções das eliminatórias da Concacaf carimbaram o passaporte para o Brasil em 2014 nesta terça-feira: Estados Unidos e Costa Rica. Os Estados Unidos, em casa, venceu o México por 2 a 0, assumindo a liderança com 16 pontos. A Costa Rica ficou no 1 a 1 com a Jamaica. Perdeu a ponta mas, com 15 pontos, também assegurou uma das três vagas diretas para a Copa do Mundo. Honduras, que empatou com o Panamá em 2 a 2, em casa, está em terceiro lugar com 11 pontos.

A derrota para os americanos deixou o México numa situação dramática. Com oito pontos, os mexicanos ocupam o quinto lugar na tabela e está a perigo: podem nem mesmo disputar a repescagem. O time mexicano só poderá chegar aos 14 pontos e terá de enfrentar Costa Rica como visitante. Assim, seu foco será reassumir o quarto posto, numa luta contra Panamá (quarto com oito pontos e maior número de gols que o México) e Jamaica (quatro). O quarto colocado enfrentará a Nova Zelândia na repescagem.

No jogo em Columbus, o México mais uma vez foi muito mal. Segurou o 0 a 0 no primeiro tempo, mas levou dois gols nas etapa final, com Eddie Johnson, de cabeça, aos quatro e Donovan, aos 33 minutos, escorando um cruzamento de Diskerud. Donovan, de 31 anos e maior goleador da história da seleção americana, irá para a sua quarta Copa do Mundo.

O resultado manteve uma escrita. O México não vence os Estados Unidos em Columbus há 41 anos.

JAMAICA MARCA NO FIM E SONHA COM VAGA

Em Kingston, na Jamaica, a Costa Rica vencia por 1 a 0 até os 48 minutos da etapa final, quando cedeu o empate ao time da casa. Randall Brenes aos 28, aproveitou uma sobra do goleiro e deu um toquinho para as redes. Quem manteve a Jamaica ainda na brigando matematicamente por uma vaga à repescagem foi Jermain.

O curioso foi que americanos e costrarriquenhos não puderam festejar o acesso à Copa logo após as suas partidas. Eles tiveram de aguardar o resultado do outro jogo, entre Honduras e Panamá, que começou uma hora mais tarde, para saber se estariam classificados para o Mundial por antecipação. Eles precisavam torcer pela vitória ou empate dos hondurenhos diante dos panamenhos. Honduras foi para o Intervalo na frente, gol aos 28 minutos marcado por Carlo Costly (filho de Anthony Costly, que defendeu Honduras na Copa de 1982).

No início do segundo tempo o Panamá empatou com Gabriel Torres. Aos 16 minutos, Palacios principal jogador da seleção, ex-Tottenham e atualmente no Stoke City (ING) fez um golaço, colocando a bola por baixo da perna do marcador e tocando por cobertura na saída do goleiro, fazendo o segundo gol hondurenho. Porém, Chen, aos 46, Chen voltou a empatar a partida.

Na próxima rodada, dia 11/10, jogam: Honduras x Costa Rica, Estados Unidos x Jamaica e México x Panamá.

Siga o Lance! no Google News