Dia 01/03/2016
04:10
Compartilhar

Em novembro de 1872, Escócia e Inglaterra faziam o primeiro jogo entre seleções da história do futebol. Mais de 140 anos depois daquele encontro, e de outros 109 jogos entre os dois, os times renovam sua rivalidade dentro de campo nesta quarta-feira. Isso porque fora das quatro linhas, as desavenças entre os dois países estão mais vivas do que nunca.

Se no futebol, a falta de talentos de ambas as partes - principalmente da Escócia - esfriaram a rivalidade entre as duas seleções, em outros campos - principalmente na política, escoceses e ingleses não se veem com os mesmos olhos há algum tempo. O governo escocês anunciou em março deste ano que um referendo político sobre a possível independência do país em relação ao Reino Unido será feito no fim do ano que vem. O premiê britânico David Cameron assinou um compromisso aceitando a validade do referendo, mas criticou a longevidade da data, criando um clima de incerteza em relação ao efeito do resultado.

E MAIS:

> HOME: Veja notícias do futebol internacional
> Atacante do Southampton é convocado para a seleção inglesa
> BIZZ: Torcedores jovens buscam meia entrada na Premier League

E a briga política respingou no ano passado dentro do futebol, quando jogadores escoceses se recusaram a ser incluídos no time que representou o Reino Unido na Olimpíada de Londres. Torcedores da seleção escocesa lideraram um movimento chamado "No Team GB", que era contra a confecção de uma equipe que representasse todos os países juntos, por medo de perderem seu status de nação independente conquistado na Fifa.


(Gascoigne marca golaço na Escócia durante a Eurocopa de 1996)

Esses foram os últimos capítulos de uma rivalidade que começou em 1872, no primeiro jogo internacional entre as equipes. Aquela partida terminou em 0 a 0 e outra foi marcada para alguns meses depois, quando a Inglaterra venceu a Escócia por 4 a 2. No total, são 110 jogos entre as duas equipes, com 45 vitórias inglesas, 24 empates e 41 triunfos escoceses.

O último confronto entre as equipes, que até 1989 jogavam anualmente, aconteceu no play-off das Eliminatórias para a Eurocopa de 2000. A Escócia venceu por 1 a 0, mas a Inglaterra ficou com a vaga no torneio continental, após ter ganho o primeiro jogo por 2 a 0. Desde então, o fato de não ter havido nenhum encontro - nem competitivo, nem em amistoso - fala muito sobre o declínio de ambas as seleções.

 - É uma pena que a Escócia não produza mais jogadores de classe mundial. Nos anos 70 e 80, tínhamos Souness, Dalglish, entre outros craques. Somos uma pequena nação, mas não produzimos mais atletas de alto nível. O interesse no futebol tem diminuído, menos quando jogamos contra a Inglaterra, é claro (risos) - comentou Archie MacPherson, ex-narrador da BBC Escócia.


(Em 1999, Don Hutchison marca gol da primeira vitória da Escócia em Wembley desde 1981)

Para muitos, porém, o fato de que as duas equipes têm estado em declínio técnico, não diminui a rivalidade entre as duas seleções. Pelo contrário. Segundo John Edwards, editor do jornal "Daily Mail", a falta de jogos pode fazer com que o encontro desta quarta-feira seja ainda mais explosivo:

 - Temos a impressão de que a rivalidade entre as duas equipes diminuiu apenas porque não há tantos jogos entre Escócia e Inglaterra. Te dou um exemplo de como ainda há esse sentimento. Estive na coletiva de David Moyes (técnico escocês do United) que disse só ter liberado Rooney machucado porque a Inglaterra jogava contra a Escócia e ele não queria um atleta do nível de Rooney em perfeitas condições físicas contra sua seleção. Ele estava brincando - eu acho! - mas isso dá uma ideia de como os escoceses veem os ingleses e vice-versa.

VEJA ALGUNS JOGOS IMPORTANTES ENTRE INGLATERRA E ESCÓCIA

1961
Inglaterra 9x3 Escócia

Maior goleada do confronto. Os escoceses precisaram colocar o inexperiente Frank Haffey no gol e ele tomou pelo menos cinco gols descritos como "tranquilamente defensáveis". O goleiro emigrou para a Austrália alguns depois e rumores dão conta de que foi por conta desse jogo. Denis Law admitiu à "BBC" que o próprio Haffey lhe disse que, em um jogo normal, ele não tomaria esses gols. Jimmy Greaves, ídolo de Tottenham e Chelsea, marcou um hat-trick. O capitão Johnny Haynes, lenda do humilde Fulham, deixou sua marca duas vezes.

1967
Inglaterra 2x3 Escócia

Um dos jogos mais importantes da história do futebol escocês. A Escócia venceu a então campeã do mundo Inglaterra por 3 a 2, na primeira derrota inglesa desde o triunfo na Copa de 1966. A partir daí, os "Jocks" (como gostam de se chamar os escoceses) começaram a se proclamar "campeões não-oficiais do mundo". Law, Lennox e McCalliog fizeram para a Escócia e Jack Charlton e Hurst marcaram para os ingleses

1996
Inglaterra 2x0 Escócia

Na fase de grupos da Eurocopa de 1996, disputada na Inglaterra, o time da casa conseguiu boa vitória, que teve como destaque o golaço de Paul Gascoigne (veja acima) e a defesa de pênalti feita por David Seaman. Antes do jogo, os ingleses vinham sendo "demonizados" pela imprensa por terem usado uma noite de folga para beber um pouco demais. A comemoração de Gascoigne - então ídolo do Rangers, um dos maiores times da Escócia - ironiza as reclamações dos jornalistas.


Siga o Lance! no Google News