A mudança de postura nos últimos quatro jogos sem derrotas foi apontada como diferencial para os guerreiros acordarem. E a torcida também já entendeu o recado.
Para o comandante tricolor, a reação começou na partida contra o Atlético-MG, fora de casa, no empate por 2 a 2. Depois, o Flu venceu o Bahia, em casa, empatou com o Atlético-PR, fora, e derrotou a Lusa. São quatro jogos de invencibilidade, a maior série do time no Nacional. Números que agradam.
– O time mudou o comportamento, é um time de guerreiros. Jogando aqui a torcida canta e o time muda. O espírito estava adormecido. Comprometimento, empenho, dedicação... A torcida e os jogadores estão resgatando – comentou Luxemburgo.
No sábado, os tricolores que compareceram ao Maracanã viram a entrega e a vontade de vencer, marca registrada desde 2012. Os aplausos no fim do jogo comprovam que a torcida está satisfeita com o comportamento da equipe. Mas eles não fazem com que o Flu, ao menos por enquanto, esqueça a luta contra o rebaixamento. Pensar em G4 ainda é precoce.
– Nossa colocação atual é meio mentirosa, porque perdendo um jogo pode voltar tudo outra vez. O momento requer muita concentração para o time crescer. Dá para pensar em algo maior, mas com calma – analisou Rafael Sobis.
Segunda virada no Campeonato Brasileiro 2013
A virada sobre a Portuguesa foi apenas a segunda do Fluminense neste Campeonato Brasileiro. Em má fase na competição, o discurso adotado nas Laranjeiras, anteriormente, era de que, quando a equipe saía atrás do marcador, o psicológico atrapalhava e o Tricolor não conseguia se recuperar das situações adversas.
A outra vitória de virada que o Flu conseguiu, das sete conquistados até agora, foi contra o Goiás, em Macaé, ainda quando a equipe era comandada por Abel Braga. Naquela ocasião, o Tricolor conseguiu mudar o panorama do jogo com um homem a menos, já que Rhayner havia sido expulso.
– Todos estão com a personalidade e a cabeça boa, porque no momento ruim é mais difícil conseguir as coisas. Temos um padrão de jogo e tentamos seguir isso, pensando na vitória. Mesmo saindo atrás do marcador, a equipe não se abateu e buscou a vitória. O resultado foi merecido – comentou Sobis, autor de um dos gols no sábado.
Xô rebaixamento! Fluminense vence a Portuguesa de virada