Jon Jones manteve seu cinturão diante de Alexander Gustafsson, na luta principal do UFC 165, que aconteceu em Toronto, Canadá. Em confronto basicamente realizado na luta em pé, os atletas protagonizaram um duelo emocionante. Após cinco rounds de muita trocação e reviravoltas, "Bones" foi declarado vencedor por decisão unânime dos juízes.
O desafiante surpreendeu a todos ao chegar com uma postura muito ofensiva para o combate. O sueco não se intimidou diante do campeão meio-pesado e frustrou praticamente todas as tentativas de queda de "Bones". Não bastasse isso, Gustafsson ainda conseguiu derrubar Jones, impondo a primeira queda do campeão no Ultimate.
Sofrendo com um corte no supercílio desde o primeiro round, Jones teve que lidar com o fato de não poder implementar seu plano de jogo. Visivelmente abalado por não conseguir derrubar seu adversário, o campeão demorou para se encontrar na luta em pé. Mas, após investir nas suas tradicionais cotoveladas e chutes fortes, o americano conseguiu machucar Gustafsson e tomar o centro do octógono.
Logo após o combate, com um ar de surpreso, Jones comentou a dificuldade de pôr seu plano de jogo em prática, contra um oponente que estava muito bem preparado para lutar em todas as áreas.
- Essa noite foi chocante de diversas maneiras. A forma como a luta aconteceu não estava no meu plano de jogo. Tenho que trabalhar mais - declarou o campeão.
Apesar de não ter tomado o cinturão de Jon Jones, o desafiante pareceu estar satisfeito com seu desempenho. Em entrevista ainda no octógono, Gustafsson afirmou que "era uma honra" enfrentar o número um do ranking peso por peso da organização.
- Foi uma luta muito difícil. Ele não é o campeão à toa. Foi uma grande honra lutar contra o campeão - revelou o sueco.
Com a vitória, Jon Jones agora se tornou o recordista de defesas de cinturão na história da categoria meio-pesado do UFC. O americano, que estava empatado com Tito Ortiz, chegou a seis defesas consecutivas.
Jon Jones sofre aperto mas mantém o cinturão
A LUTA
1º Round
O desafiante não se intimidou diante de Jon Jones e já começou o combate desferindo diversos golpes. Logo em seguida, Jones tentou colocar seu adversário para baixo, mas o sueco impediu a queda. No decorrer do round, os atletas ficaram no centro do octógono, trocando golpes. Mais rápido, o desafiante levou a melhor na luta em pé e conectou mais golpes. No minuto final, o sueco ainda surpreendeu e derrubou Jones - a primeira queda que o campeão sofreu no UFC.
2º Round
Jones voltou para o segundo assalto determinado a levar a luta para o chão, mas teve suas tentativas frustradas com a boa defesa de quedas do sueco. Ao dominar o centro do octógono, o campeão melhorou na luta e conseguiu acertar bons golpes. O segundo assalto terminou equilibrado, com os dois lutadores trocando golpes.
3º Round
No terceiro assalto, o campeão investiu nos chutes baixos, minando a perna do desafiante. Em meio a uma trocação franca, Jones acertou fortes chutes no rosto do sueco, que se manteve firme. Usando da sua maior envergadura, o americano acertou bons chutes no tronco, que mantiveram a distância, mas o sueco não se intimidou e respondeu os golpes.
4º Round
Realizando o combate em pé, os lutadores continuaram muito parelhos na trocação. Enquanto Jones arriscava chutes e cotoveladas, Gustafsson aplicava socos em sequência no rosto do campeão. Levando prejuízo na luta em pé, Jones investiu nas derrubadas, mas novamente foi frustrado pelo sueco, que impediu as tentativas. No final do assalto, Jones acertou sua cotovelada característica, seguida de outros golpes, que abalaram o desafiante e quase terminaram a luta.
5º Round
Mesmo tendo sofrido fortes golpes no final do quarto assalto, Gustafsson continuou com o plano de jogo ofensivo, acertando alguns socos. Em seguida, Jones conseguiu a primeira derrubada na luta, mas não segurou seu adversário no chão. Aproveitando o cansaço do seu adversário, o campeão apostou nos chutes altos, que abalaram o sueco.