Clássicos contra o Flamengo, por si só, já levam um clima de motivação para as Laranjeiras. Em fase decisiva do Campeonato Brasileiro então, nem se fala. Por isso, ao pisar no combalido gramado do Engenhão, no domingo, o Fluminense estará com a faca nos dentes para atingir seus principais objetivos.
O primordial, sem dúvidas, é se manter na ponta da tabela do Brasileirão-2012. Depois de contar com uma ajudinha providencial do Rubro-Negro na última quarta-feira, o Tricolor se isolou com 56 pontos, quatro a mais do que o vice-líder Atlético-MG. Com isso, despontou de vez como o principal candidato a levantar o troféu – que será o quarto da História do clube das Laranjeiras.
E essa não será a única taça que o Flu poderá adicionar à sua galeria. Depois de sete rodadas, o Fluminense já possui a segunda melhor campanha do returno, cujo campeão leva o Troféu João Saldanha, dado pelo LANCE!. Empatado em número de pontos com o Bahia, o time de Abel Braga só perde no saldo de gols. Curiosamente, o Flu pode ser ajudado pela segunda rodada seguida por um rival, já que os baianos recebem o Botafogo no domingo, em Pituaçu.
Por falar em rivalidades, esse ano tem sido bastante diferente do que passou nesse quesito. Se em toda a temporada 2011, o Tricolor não conseguiu uma única vitória diante dos seus maiores adversários, em 2012 a história é outra em se tratando de Brasileirão. Foram três jogos, com duas vitórias e um empate.
Freio na reação
No meio de tantos motivos que empolgam o Fluminense para o clássico de domingo, um é especial: frear a reação do Rubro-Negro e fazer com que o clube da Gávea volte a sofrer com o fantasma do rebaixamento. Afinal, a queda do rival, somada a um possível título do Flu, lavaria a alma de toda a torcida tricolor.
E para que isso aconteça, o técnico Abel Braga terá os seus principais astros em campo: Deco, Fred, Thiago Neves, Wellington Nem e Diego Cavalieri estão confirmados no jogo. O goleiro ressaltou a importância de se manter focado durante os 90 minutos do Fla-Flu:
– Em um jogo deste nível, tudo se embola e fica complicado. Temos de entrar focados, porque sabemos da necessidade de vitória, tanto para nós quanto para eles.
Motivos para vencer um Fla-Flu nunca faltaram. Mas, desta vez, o clássico que “começou 40 minutos antes do nada” tem causas nobres.
Cinco motivos para ganhar
1) Liderança ainda mais isolada
Caso saia vitorioso do Fla-Flu, o Fluminense pode abrir até sete pontos de vantagem para o Atlético-MG. Para isso, o Galo precisaria ser derrotado no confronto diante da Portuguesa, sábado, no Canindé.
2) Fred x Vagner Love
No duelo dos artilheiros neste Brasileirão, Fred tem 12 gols e Vagner Love, 11. Ou seja: além da briga pela vitória no clássico, ainda há uma disputa particular entre os centroavantes das equipes.
3) Voltar a deixar o rival em crise
O Flamengo venceu os dois últimos jogos e o ambiente no clube mudou bastante. O Flu, evidentemente, vai fazer de tudo para segurar este crescimento e reativar a crise no arquirrival.
4) Manter a invencibilidade
Neste Brasileirão, o Fluminense já disputou três clássicos e ainda não perdeu. Foram duas vitórias, contra Flamengo e Vasco, e um empate com o Botafogo. Está aí mais um motivo para aguçar ainda mais o clássico.
5) Liderança do segundo turno
Líder do Brasileirão, o Fluminense tem a segunda melhor campanha do returno, atrás apenas do Bahia, mas com a mesma pontuação (14). Os baianos enfrentam o Botafogo em casa, e com uma combinação o Flu pode "assumir a ponta".
Flu invicto nos anos de título
O Fluminense não é conhecido por ser um time supersticioso. Esta alcunha, inclusive, fica com outro clube do Rio de Janeiro. Mas quando a equipe entrar em campo neste domingo estará defendendo uma interessante estatística diante do maior rival: todas as vezes em que se tornou campeão brasileiro, não perdeu para o Flamengo durante o campeonato.
Em 1970, ano do título do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, as equipes se enfrentaram e ficaram no 1 a 1. No bicampeonato tricolor, em 1984, a fórmula era diferente e a competição acabou não tendo o Fla-Flu. Por fim, em 2010, já com a fórmula atual do Brasileirão, foram dois jogos entre as equipes. No primeiro, vitória tricolor por 2 a 1, com show de Conca. Já no segundo turno, as equipes empataram em 3 a 3.
Neste ano, o Fluminense lidera o Campeonato Brasileiro com quatro pontos a mais do que o Atlético-MG. No Fla-Flu do primeiro turno, o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Fred, no Engenhão. Pelo visto, se o Flu não perder o jogo, já pode se animar para o futuro em 2012.