O assunto do momento no mundo do MMA é a situação de José Aldo dias antes do UFC 189, que acontece no dia 11 de julho. em Las Vegas (EUA). O brasileiro sofreu uma lesão na costela durante um de seus treinamentos, passou por alguns exames (o laudo brasileiro apontou fratura; o americano um edema ósseo) e, depois do anúncio da organização de que ele está disposto a lutar mesmo sem estar 100%, seu treinador Dedé Pederneiras informou que uma nova avaliação será feita no início desta semana para definir o rumo do caso. Para entender a importância da decisão a ser tomada por Aldo e sua equipe, o LANCE! conversou com Rafael Dos Anjos, campeão dos leves do UFC.
Para o carioca, que já sofreu uma lesão na costela no passado, o maior problema a ser encarado por José Aldo talvez não seja a lesão em si, e, sim, o fato da informação ter vazado, o que chama a atenção do rival Conor McGregor. Ele citou o próprio exemplo, quando machucou o joelho direito semanas antes da disputa de cinturão com Anthony Pettis, conquistou o cinturão e só divulgou o machucado depois.
- Minha posição seria... Machucou? Está na academia? Então só a galera da academia sabe. Se eu decidisse lutar, isso não ia vazar, assim como não vazou a minha lesão no joelho antes da luta com o (Anthony) Pettis. A partir do momento que o Aldo chegou para o Dedé (Pederneiras, líder da Nova União)e falou "eu vou lutar", isso não poderia ter vazado. Agora vazou, todo mundo já sabe, o adversário já sabe onde machucou e o que está machucado e ainda vai lutar. Se vazou não é para lutar. Se eu tivesse na posição do Aldo, eu manteria em segredo se eu quisesse lutar. Já que vazou, eu não lutaria machucado. Ainda mais numa luta dessa, importante. Costela é uma coisa que incomoda muito, muito difícil. Não sei o grau da lesão, mas costela é uma coisa complicada, não é fácil. Agora ele tem uma arma a menos. O adversário dele já sabe da fragilidade. Mesmo que não esteja quebrada já é uma lesão que incomoda muito. Mesmo que tenha sido nas cartilagens da costela, sem fratura, já é uma coisa terrível. Eu já machuquei a costela, sei o quanto isso é ruim. Isso vai atrapalhar muito ele nessa luta - avaliou Dos Anjos.
Apesar da opinião de que Aldo não deveria lutar, Dos Anjos segue confiando na vitória do campeão dos penas contra o falastrão irlandês. Ele acredita no triunfo tupiniquim mesmo com a "grande desvantagem".
- Tenho certeza de que o Aldo vai ganhar, mas ele está com menos uma arma. O cara está entrando na luta debilitado. Continuo acreditando em José Aldo, mas agora vai ficar uma situação estranha. Como vazou... Eu nunca ouvi falar isso. O cara se machucou, vai lá, luta, e depois da luta fala que estava machucado. Ninguem chega 100% na luta, mas agora já vazou. Se eu lutar com um cara sabendo que ele está com a costela quebrada, eu só vou bater ali. Acho que é uma grande desvantagem para o Aldo, mas eu apoio a decisão dele, o que ele quiser fazer. Vou continuar na torcida - explicou.
Recentemente, McGregor chegou a declarar que o brasileiro "não precisava se preocupar com a costela, pois bateria no queixo". A declaração é apenas mais um capítulo da postura polêmica de Conor, na opinião de Rafael.
- Esse cara é um fanfarrão. A queda dele vai ser feia. Ele está botando essa pressão toda, falando muito... Conseguiu o que conseguiu falando, então se eu fosse o Aldo, eu iria 100% para não dar margem para um tipo de pessoa dessa tomar e ganhar o cinturão dele. Mas mesmo machucado eu acredito no Aldo - declarou.
Por fim, Dos Anjos considerou um possível próximo passo da carreira de José Aldo: subir para os leves (até 70,3kg). Atualmente, Aldo atua pela divisão dos penas (até 65,8kg), mas já declarou o desejo de subir de categoria. Ele, inclusive, divulgou recentemente que tem um anúncio a ser revelado após o UFC 189.
- Vejo isso como normal, assim como eu um dia também vou subir. É mais uma coisa para ele se preocupar o corte de peso. isso traria tranquilidade para ele. Tudo pode acontecer, cada um toma a decisão que quer, mas certamente vai ser mais um forte competidor na categoria - se limitou.