O Fluminense pretende ser o primeiro clube de futebol do Rio de Janeiro a ter o seu centro de treinamento de lutadores de MMA (artes marciais mistas, em inglês). A ideia começou a ser trabalhada nas Laranjeiras há pouco mais de um mês e conta com o presidente Peter Siemsen como um dos mais entusiasmados com o projeto.
O Tricolor pretende contratar um astro brasileiro do esporte para ser o carro-chefe da iniciativa e atrair novos praticantes para o CT. Nele, além do MMA, os alunos terão aulas de outras duas modalidades: Muay Thai e Jiu-Jitsu.
O primeiro nome da lista foi o de Lyoto Machida, lutador da categoria meio-pesado que disputará o cinturão do UFC contra o norte-americano Jon Jones, neste sábado. O clube sondou representantes de Machida, que declinou ao convite, já que o governo do Pará, seu atual patrocinador, exige exclusividade.
O Fluminense ainda busca outro nome de peso. Caso não seja possível, está disposto a patrocinar algum lutador com potencial para disputar o cinturão no futuro.
Inicialmente, a meta da diretoria era colocar o projeto em prática já mês que vem, no começo de 2012. Entretanto, alguns obstáculos ainda mantém o programa em estágio embrionário. O principal deles é a falta de espaço físico nas Laranjeiras para a instalação do CT. A tendência é de que a nova modalidade tenha de desalojar algum esporte amador, o que ainda precisa ser discutido.
Atualmente, o Corinthians patrocina o campeão dos médios Anderson Silva e o Internacional o peso pesado Rodrigo "Minotauro" Nogueira.