O dia é de Yamaguchi Falcão. Antes dos Jogos Olímpicos, os irmãos Yamaguchi e Esquiva disseram ao pai, o legendário boxeador Touro Moreno, que ambos voltariam de Londres com uma medalha. Dito e feito. Os irmãos Falcão já faturaram, no mínimo, o bronze nas categorias até 75kg e até 81kg.
O dia começou bem para o Brasil. No ciclismo BMX, Renato Rezende conseguiu o oitavo tempo e pode cair num grupo mais fácil nas quartas de final da competição. Na vela, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram a nona e a décima etapas da classe 470 na quarta e quinta colocações, mantendo a quinta posição na classificação geral. As brasileiras estão na disputa do bronze, faltando apenas a Regata da Medalha para encerrar a categoria. Falando em bronze, Adriana Araújo não conseguiu vencer a russa Sofya Ochigava na semifinal dos 60kg e ficou com o bronze no boxe.
No hipismo, os brasileiros bem que tentaram, porém não conseguiram um lugar no pódio. Álvaro Affonso Neto, o Doda, terminou o dia na 12ª colocação, enquanto Rodrigo Pessoa ficou na 22ª. No atletismo, Fábio Gomes da Silva não passou o sarrafo nos 5,50m e não foi para as finais do salto com vara.
Domínio dos EUA no atletismo e tricampeonato na praia
Assim como na natação, os Estados Unidos estão sobrando no atletismo. Tirando as provas mais rápidas masculinas, onde a Jamaica é franca favorita, os americanos estão ganhando na maioria das disputas. Nos 200m para mulheres, Alyson Felix confirmou o favoritismo e levou o ouro para os EUA, com o tempo de 21s88. Ela foi a única corredora a atingir a casa dos 21s na final. Sem a presença da brasileira Maurren Maggi na final do salto em distância, Britney Reese faturou mais um ouro para os americanos. Nos 110m com barreiras, um momento de sorte. No meio do percurso, o cubano campeão olímpico Dayron Robles sentiu um incômodo na coxa e parou. Com isso, o atleta Aries Merritt ganhou de bandeja o título do torneio.
Na final do vôlei de praia feminino, a dupla número 1 derrotou a dupla número 2 e conquistou o tricampeonato olímpico. Walsh e May-Treanor não deram chance às compratiotas Ross/Kessy e num duplo 21/16 levaram pela terceira vez o ouro. Na disputa pelo bronze, Juliana e Larissa precisaram de três sets e de um tie-break emocionante para vencer as chinesas Xue/Zhang.
Surpresas no vôlei e previsão de duelo caseiro de velocistas
Favoritos ao pódio nos 200m rasos, Usain Bolt e o compatriota Yohan Blake foram os líderes de suas baterias e avançaram para a final dos 200m com os melhores tempos: 20s18 e 20s01, respectivamente. Diferentemente dos jamaicanos, os brasileiros não vão disputar a grande final da prova, marcada para 17h desta quinta-feira. Aldemir da Silva foi o quinto da sua série com 20s63; e Bruno Lins, o sexto da sua, com 20s55.
Depois da vitória fácil contra a Argentina por 3 sets a 0 na manhã desta quarta-feira, a Seleção masculina de vôlei viu dois adversários dos quais perdeu neste ano serem eliminados nestes Jogos. Atual campeã da Liga Mundial, a Polônia não mostrou sua força nesta Olimpíada e foi eliminada pela Rússia logo nas quartas de final do torneio. Atuais campeões olímpicos, os Estados Unidos sucumbiram à experiência italiana: 3 sets a 0 (28-26, 25-20 e 25-20) e adeus ao sonho do bi olímpico.
Os momentos feliz e infeliz do dia
A Seleção masculina de basquete estava frente a frente com os maiores rivais. Uma quarta de final difícil e cruel. Um jogo catimbado como sempre é um Brasil x Argentina. E mais uma vez a Seleção perdeu para os hermanos por conta dos próprios erros. Num baixo aproveitamento nas bolas de três pontos e nos lances livres, a Seleção de Rubén Magnano não foi párea para a equipe argentina: 82 a 77 e fim do sonho da medalha olímpica.
O adversário era o campeão mundial e o número 1 do torneio. A vitória dava a ele a medalha olímpica e a promessa feita ao pai. No embate entre o cubano Julio La Cruz Peraza e Yamaguchi Falcão Florentino, o filho de Touro Moreno cumpriu o prometido e vai voltar para o Brasil com uma láurea no peito. Foi uma luta aguerrida. Foi um triunfo de um campeão. Foi a conquista do Falcão.