É em um atual depósito de uma loja de fantasias, artigos para festas e embalagens que nasceu o Santos Futebol Clube. O lugar não guarda nenhuma lembrança, nem mesmo os proprietários do espaço tinham o conhecimento histórico e só descobriram a importância dalí após a visita da reportagem do LANCENET!.
O local de fundação do Santos é hoje uma “Proplastik”, famosa rede de lojas na Baixada Santista. Localizada na rua João Pessoa, número 18, no Centro de Santos, o depósito do estabelecimento foi a sede de uma reunião de 39 pessoas, que culminou com a criação do Santos Foot-Ball Club.
- Herdamos o espaço do meu pai há pouco mais de 20 anos. E jamais imaginava que foi o local de fundação do Santos, mesmo sendo de uma família de torcedores fanáticos - contou Maurício Chucri, um dos proprietários do local.
A reunião para a fundação ocorreu no segundo andar de um estabelecimento pertencente ao Concórdia, extinto clube de recreação de Santos. De diferente, até mesmo o nome e número da rua: Rosário, 18.
O domingo dia 14 de abril de 1912 por volta das 14h foi a única vez em que uma assembléia com os fundadores do Santos foi realizada no local.
- Agora é interessante criarmos uma placa aqui para deixar que a história não se perca. Realmente isso é algo que não fazíamos ideia - disse a gerente da Proplastik, Léia da Cruz.
Únicas referências ao Santos na loja(Foto: João H. Marques)
O Santos saiu do atual depósito da loja fundado e com 11 pessoas fazendo parte do corpo diretivo. Daí para frente, o clube foi se engrandecendo, ganhou sede própria, e deixou apagada a lembrança da origem.
No local de fundação, as únicas lembranças do Santos F.C são copos e pratos plásticos, toalhas, sacolas e convites personalizados com o escudo do clube. Artigos que são comercializados juntamente com os mesmos produtos dos clubes rivais do estado.