Dos 104 jogos em que o Atlético-MG foi comandado pelo técnico Cuca (entre agosto de 2011 e maio de 2013), o Galo sofreu três gols em apenas seis partidas. Em pontos percentuais, o número é de insignificantes 5,7% dos jogos. E a solidez defensiva criada pelo treinador é o grande obstáculo para o Cruzeiro reverter a derrota por 3 a 0 no jogo de ida do Campeonato Mineiro.
E a tarefa da Raposa se torna mais difícil, levando em conta o retrospecto do Galo, pois, dessas seis vezes citadas, em apenas três jogos os adversários conseguiram um placar que seria favorável para o time celeste celebrar o título. E, em um deles, foi justamente o time celeste que enfiou seis a zero em um dia que o Galo esteve irreconhecível.
Contudo, se pautar no passado não fará do Galo campeão mineiro. Para se chegar no Mineirão e fazer valer a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença, é preciso continuar a preparação séria de um time que joga por música. O técnico Cuca sabe disso e lembrou da escapada de rebaixamento pelo Fluminense, em 2009, para citar que, no futebol, nada é impossível.
- Não trabalhe bem na semana inteira e vê o que acontece domingo...Depois do Fluminense que tinha 99% de chances de cair, não existe improvável nenhum no futebol - afirmou o treinador.
Se o Cruzeiro tem a barreira atleticana para superar, o Galo também terá que lidar com um aspecto diferente do jogo de ida. Na vitória do último domingo, o Independência esteve, mais uma vez, ao lado do torcedor. Na próxima semana, o Mineirão será quase que 90% azul.
- Muda muita coisa, a dificuldade será intensa e até maior do que foi hoje (doming), se prepare para fortes emoções domingo (que vem), caso queira ser campeão. Muda muito, iremos jogador na casa do Cruzeiro, com força da equipe deles. Temos que nos preparar para isso - afirmou o treinador.
Atlético-MG sai na frente na final do Mineiro
Jogos que o Galo de Cuac sofreu três gols:
Coritiba 3 x 0 Atlético-MG - 14/8/2011
Atlético-MG 2 x 3 Corinthians - 17/8/2011
Botafogo 3 x 1 Atlético-MG - 20/8/2011
Cruzeiro 6 x 1 Atlético-MG - 4/12/2011
Figueirense 3 x 4 Atlético-MG - 14/7/2012
Internacional 3 x 0 Atlético-MG - 10/10/2012