Ganhador do Prêmio Laureus de melhor esportista com deficiência em 2009, o nadador paralímpico Daniel Dias, de 24 anos, foi novamente indicado na categoria. O anúncio foi feito nesta quinta-feira num hotel no Rio de Janeiro. Em sua quarta indicação ao Oscar do Esporte, o atleta terá a companhia na categoria do corredor Alan Fonteles, indicado pela primeira vez. O anúncio dos vencedores será no dia 11 de março, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro.
Em 2012, o nadador brilhou mais uma vez nos Jogos Paralímpicos. Se em Pequim-2008 ele havia conquistado quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze, em Londres o atleta colocou no peito seis medalhas de ouro individuais. Ele só não subiu mais vezes no pódio porque os revezamentos do Brasil não tiveram os resultados esperados.
- É uma emoção muito grande. Não sabia que seria nomeado. Já estava feliz com o fato de a premiação no próximo ano ser no Brasil. Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Se eu ganhar, acho que a reação será a mesma caso eu conquiste uma medalha na Olimpíada do Rio, em 2016 - afirmou Dias, dizendo que o Brasil precisa mostrar que não é só o país do futebol.
O nadador classificou seu ano de 2012 como fantástico. Segundo ele, sua meta em Londres de conquistar seis medalhas foi atingida. Ele só não esperava que fosse ganhar todas de ouro. Embora ainda seja jovem, Dias já mostra preocupação com o futuro da natação paralímpica brasileira. Frisando que não nadará para sempre, o atleta lembrou que é preciso investir na renovação.
- Temos de incentivar a molecada. Eu preciso ter um substituto no meu esporte.
Compatriota do nadador, Alan Fonteles, de 20 anos, foi indicado ao prêmio por ter surpreendido o mundo nos Jogos Paralímpicos de Londres. Na final dos 200m classe T44, o brasileiro superou o grande favorito, o sul-africano Oscar Pistorius, nos 50m finais. Foi a primeira derrota do corredor na prova.