Fora de campo, o Cruzeiro tem um importante trunfo para a disputa da Libertadores 2011. A Raposa é, das equipes brasileiras que jogam o torneio, a que mais terá tempo para se preparar na pré-temporada.
Enquanto Corinthians, Santos e Grêmio tiveram um curto espaço de preparação, de apenas 12 dias, o Cruzeiro conta com o dobro de tempo. A Raposa também leva vantagem sobre o Fluminense, que teve apenas 15 dias para fazer sua pré-temporada. O mesmo vale em relação ao Inter, que vem jogando o Campeonato Gaúcho com o time B. Os titulares do Colorado só se reapresentaram para a pré-temporada na última quinta-feira.
O Campeonato Mineiro só começa para o Cruzeiro no dia 30 de janeiro, quando os rivais no torneio continental já estarão em plena atividade. Até lá, o técnico Cuca terá bastante tempo para poder aprimorar os aspectos físicos, técnicos e táticos de sua equipe. Para ele, o time pode se beneficiar com o tempo a mais de preparação, mas precisa ter cuidado para não ficar pelo caminho.
- A vantagem maior é de ter eliminado a pré-libertadores, porque, além de perder uma semana de treinamento, você não tem a certeza de passar. O lado bom da pré-temporada maior é o de se previnir lesões musculares. Mas, por outro lado, você demora a ter o ritmo de jogo que, de repente, os outros times vão ter - disse o treinador.
Outro ponto positivo da pré-temporada celeste foi a Toca 2. Equipada com a estrutura necessária para a preparação, o CT será utilizado até a data da estreia. Fator que Corinthians e Fluminense, por exemplo, não possuem. Os dois times saíram de suas cidades, realizando deslocamentos que podem desgastar a preparação.
Para Fábio, o Cruzeiro não precisa ter pressa na pré-temporada, pois ainda terá uma semana para acertar os últimos detalhes e entrar voando nas competições de 2011.
- Ainda falta colocar algo em relação à parte física, mas a gente tem um tempo para fazer isso. Com tudo o que vem sendo trabalhado, para a estreia vamos estar muito bem e isso vai fazer a diferença, não apenas no Campeonato Mineiro, mas também na Libertadores - afirmou o capitão.