Dia 28/10/2015
05:15
Compartilhar

A vitória sobre o Bahia, fora de casa, na última quarta-feira, não apenas fez do Corinthians o novo líder do Brasileirão, como colocou Tite, Chicão, Liedson e Cia., como donos do melhor início do Timão na competição neste século.

CONFIRA: A campanha do Timão nas primeiras rodadas do Brasileirão

Os 16 pontos conquistados nas seis primeiras rodadas (cinco vitórias e um empate) igualam o desempenho do Alvinegro no ano passado, sob o comando de Mano Menezes. Porém, nos critérios de desempate, a atual versão corintiana foi menos vazada e tem um saldo de gols melhor – dez contra sete.

Ou seja, desde 2001, nenhuma equipe deu tantas alegrias à torcida como a atual que, além de líder da competição, possui a melhor defesa (três gols tomados) e o maior número de vitórias (com o Flamengo). Números obtidos após bater Grêmio, Coritiba, Fluminense, São Paulo e Bahia, além do empate com Fla.

– A referência importante no campeonato se dá com 13 ou 15 rodadas. Campeão vai ser aquele que estiver, durante o último terço do torneio, disputando a ponta no bloco de cima. Estamos caminhando – minimiza o técnico Tite, tentando fazer com que a empolgação altere a confiança dos jogadores para soberba.

Tite: 'O Corinthians tem os pontos que mereceu'


Na última quinta-feira, antes de voltar a São Paulo, os jogadores do Corinthians fizeram um treino regenerativo em Salvador. Os titulares trabalharam na academia do hotel e, posteriormente, curtiram a piscina. Os reservas e aqueles que atuaram menos de 45 minutos, fizeram uma atividade mais forte nas areias da praia local.

Por que o Timão virou líder do Brasileiro...

Manutenção da base
O entrosamento demonstrado pelo Corinthians neste início do Brasileirão não é por acaso. Os reforços, até agora, são reservas. Ou seja, os jogadores que terminaram o Paulistão como vice, são os mesmos que conquistaram as cinco vitórias e um empate no BR-11. Exceção pode ser colocada para Welder, que substituiu Alessandro em quatro jogos. Willian, que já estava no Estadual, também merece ser lembrado, já que era banco de Dentinho no Paulistão.

Defesa sólida
Como não citar como um dos motivos para a liderança uma defesa que levou apenas três gols em seis jogos e que ocupa o posto mais alto entre as menos vazadas da competição. Julio Cesar, Welder, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos, apoiados por Ralf e Paulinho no meio, vêm sendo fundamentais.

Liedson
Com quatro gols em seis jogos, o camisa 9 é um dos vice-artilheiros da disputa. Isso sem falar nas bolas roubadas de zagueiros e volantes, que colaboram.

Melhora da dupla
Jorge Henrique e Danilo, que não foram bem no Estadual, voltaram a produzir com qualidade, fazendo com que o meio de campo se tornasse mais forte.

Tite
Impossível deixar de citar aquele que comanda o melhor da competição até aqui. A coerência em manter a mesma equipe, independentemente da chegada de reforços de nome, foi seu ponto alto.


100% de eficiência no início da Série B

Em 2008, quando disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians teve um início ainda mais avassalador do que este ano. Nas mesmas seis primeiras rodadas, o Timão manteve o aproveitamento de 100% e só deixou os primeiros pontos escaparem contra a Ponte Preta na rodada seguinte, ao empatar fora de casa, por 1 a 1.

Antes de perder os 100%, o Corinthians passou por CRB, Gama, ABC, Fortaleza, Grêmio Barueri e Brasiliense. Na maioria destas partidas em vitórias com placares elásticos.

A primeira derrota corintiana naquela campanha ocorreu apenas na 12 rodada, quando a equipe foi derrotada pelo Bahia, no Pacaembu, por 1 a 0. Na ocasião, inúmeros gols perdidos e um erro de Felipe numa cobrança despretensiosa de falta, de longe.

Aquele início corintiano arrasador em 2008 resultou no título, conquistado de maneira precoce – seis rodada de antecedência. A equipe de Mano Menezes chegou aos de 85 pontos naquela Série B, 17 a mais em relação ao Santo André, segundo colocado.

Com 25 vitórias, dez empates e três derrotas, fechou com aproveitamento de 74,56%.


Siga o Lance! no Google News