A vitória neste domingo pode significar diferentes sensações para Corinthians e Palmeiras. Para a equipe de Tite, que inicia sua segunda passagem no time, a vitória no Pacaembu, neste domingo, significa quebrar a incômoda série de sete partidas sem vencer. Já no lado verde, comandado por Felipão, o triunfo no dérbi irá coroar a sequência de sete partidas sem derrota.
Para buscar a vitória e seguir firme na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o novo treinador do Corinthians contará com alguns "reforços". Jucilei, Alessandro e Bruno César, que não atuaram diante do Guarani, retornam á equipe.
Além deles, o gaúcho também terá a presença de Ronaldo e ainda espera que o Fenômeno esteja presenta em todas as partidas do Corinthians na reta final do Brasileirão.
Entretanto, para continuar na condição de candidato ao título, o Corinthians necessita fundamentalmente vencer o Palmeiras. Essa é a avaliação de Tite.
- É um jogo-chave? É. A vitória remete a uma projeção da possibilidade de busca do título. A derrota retira essa possibilidade. Vai brigar por situação mais difícil, que é a Libertadores. Com empate, vamos observar o que acontece nos outros jogos - afirmou o treinador.
Tanta seriedade e expectativa pela partida motivaram o treinador a fechar o treinamento do Corinthians na sexta-feira, quando trabalhou a equipe taticamente. Ainda assim, Tite acredita que "treino-secreto" não ganha jogo, mas ao menos atrapalha o lado adversário.
A perspectiva de título para o Corinthians obviamente motiva todo o elenco, mas para Tite a sensação é ainda melhor já que em sua primeira passagem pelo clube a situação era diferente.
- Na outra vez, eu corria para fugir do inferno. Agora, vou correr para chegar ao céu - analisou.
O Palmeiras adotou uma arma para tentar surpreender o Corinthians no clássico de domingo: o mistério. O técnico Luiz Felipe Scolari, que inicialmente não conta com os laterais Gabriel Silva e Márcio Araújo, suspensos por terem levado o terceiro cartão amarelo, fechou as últimas atividades na Academia de Futebol.
Os substitutos dos dois, no entanto, ainda não foram definidos. Felipão, que revelou na atividade desta sexta-feira, que o Palmeiras ainda busca reverter a situação de um dos dois jogadores suspensos na CBF, quebra a cabeça para encontrar os prováveis substitutos.
Para a direita, o jovem Luís Felipe, de 19 anos, pode ser uma surpresa. O garoto que foi promovido nesta semana para treinar entre os profissionais, é recentemente elogiado pelos técnicos das categorias de base. A pressão do clássico, no entanto, não deve atrapalha ruma possível escolha de Felipão.
- Ele pode aparecer, sim. Vamos ver quem faz o lado esquerdo (do Corinthians). Mas tem a possibilidade de jogar o Luis Felipe, o Patrik, o Márcio. Na Copa São Paulo de Junior jogava ele de um lado e o Gabriel Silva do outro. É um menino jovem, tem de aprender - disse ele, apontando as outras opções para a posição.
Na esquerda, o meia Rivaldo deve fazer a função. Pierre e Maurício Ramos, que treinaram em separado nesta sexta e ainda sentem contusões, são dúvidas para o Dérbi. O primeiro já deveria ocupar uma posição no banco. Caso o segundo fique fora, o volante Fabrício deve aparecer no time titular.
CORINTHIANS X PALMEIRAS
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 24/10/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Carlos Berkencrock (Fifa-SC) e Gilson Bento Coutinho (PR)
CORINTHIANS: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno
César; Iarley e Ronaldo. Técnico: Tite.
PALMEIRAS: Deola, Luis Felipe (Patrik), Maurício Ramos (Fabrício), Danilo e Rivaldo; Edinho, Marcos Assunção, Tinga e Luan; Valdivia e Kleber. Técnico: Luiz Felipe Scolari.