Dia 27/10/2015
22:30
Compartilhar

No domingo passado, enquanto Brasil e Paraguai duelavam em La Plata por um lugar nas semifinais da Copa América, bem mais ao Sul, em Ushuaia, na Terra do Fogo, os Corvos do Fim do Mundo e o Real Madrid de Rio Grande davam o pontapé inicial para a Copa Argentina. A competição é a versão hermana da Copa do Brasil e dá ao campeão uma vaga na Copa Sul-Americana de 2012.

As duas equipes fazem o confronto de maior rivalidade da Terra do Fogo, a província mais distante da capital Buenos Aires. Tanto que Ushuaia, a cidade mais ao Sul do continente americano, é também conhecida como Fim do Mundo.

Por ironia do destino, foi no Fim do Mundo que saiu o primeiro gol da História da Copa Argentina. O atacante Franco Llamas, dos Corvos do Fim do Mundo, anotou o único tento no triunfo de 1 a 0 sobre o Real Madrid genérico.

– Não pensava que esse gol teria uma repercussão tão grande. Jamais imaginaria, por exemplo, em dar uma entrevista para um jornalista brasileiro. Fico feliz, e comprova a importância do torneio que estamos disputando – disse Llamas, de 21 anos, ao LANCENET!.

Na Terra do Fogo, o futebol é amador. Os jogadores dividem a rotina de treinos com suas atividades profissionais. Llamas trabalha das 9h da manhã às 13h da tarde em uma loja de autopeças. À noite os treinos são das 20h às 22h, sob uma temperatura média de -7ºC.

– O clima atrapalha muito na rotina de treinos. Somos atletas amadores e jogamos por amor ao clube e ao futebol. É o que nos move – afirma Llamas, ressaltando que o principal é o prazer pelo jogo:

– O futebol aqui é amador, porém o que me alimenta é o amor pelo clube e a recompensa é o carinho das pessoas.

Filial do San Lorenzo, de Buenos Aires, os Corvos são a principal força do futebol local. Foram campeões das últimas quatro edições da Liga Ushuaiense. Neste domingo, jogarão fora de casa contra o rival Real Madrid. Um empate manterá vivo o sonho dos torcedores do gelado Fim do Mundo.

Bate-bola com Franco Llamas, atacante dos Corvos, em entrevista exclusiva ao LANCENET!

LANCENET! - Quais são as maiores dificuldades para jogar futbol na Terra do Fogo? O frio atrapalaha muito?

Fernando Llamas - O frio é o maior adversário. Inclusive por conta deste frio intenso, somos obrigados a jogar em grama sintética. Sempre que enfrentamos times de outras províncias, em campos de grama natural, temos dificuldade de adaptação.

L! - O clube sonha com objetivos mais altos?

FL - O clube foi fundado em 2004. Jogamos os torneios do interior, mas sonhamos em subir para o Argentino B (Quarta Divisão) e depois Argentino A (Terceira Divisão). No momento, esperamos construir um estádio maior.

L! - Os Corvos recebem algum apoio do San Lorenzo? Afinal, vocês são uma filial do clube...

FL - Financeiro? Não. A ajuda chega na forma de equipamentos esportivos, uniformes e agasalhos. Mas já pensam em emprestar jogadores, caso avancemos na Copa.

L! - Você é um dos grandes destaques dos Corvos. Sonha jogar em um clube maior?

FL - Jogo futebol há cinco anos. Espero que sim, quem sabe, conseguir algo em um clube maior. Porém, a vida em Ushuaia é muito difícil, tenho que trabalhar para me sustentar. O futebol aqui é amador, mas o que me alimenta é o amor pelo clube e a recompensa é o carinho das pessoas pelo trabalho.

Com a palavra: Juan Pablo, Méndez, repórter da Olé TV (ARG):

A copa Argentina está sendo feita por negócio, porque haverá mais dinheiro da televisão envolvido. Trata-se de uma tentativa de copiar o modelo europeu, onde vários países possuem esse tipo de competição com clubes menores. É também um jeito de satisfazer essas equipes, com a possibilidade de enfrentar os clubes grandes do país. O campeão estará feliz, mas nenhum time vai dar mais importância a essa disputa,, salvo na reta final do torneio.

Saiba mais sobre a Copa Argentina:

- São 176 clubes participantes, de todas as províncias argentinas.
- O campeonato é dividido em várias fases, os clubes de Segunda entram na quinta fase.; E os da Primeira Divisão só entram na sexta fase (oitavas de final)
- O campeão garante uma vaga na Copa Sul-Americana.
- Além do encontro entre os Corvos do Fim do Mundo e o Real Madrid de Rio Grande, o Club Riojano jogou contra o Atlético Chilecito (venceu por 2 a 1). As duas partidas foram importantes porque marcaram o início de uma nova competição oficial no país.

Siga o Lance! no Google News