Dia 28/10/2015
04:39
Compartilhar

O LANCENET! teve acesso com exclusividade ao dossiê entregue à CBF com o pedido de unificação dos títulos brasileiros a partir de 1959. O documento, de autoria do jornalista Odir Cunha, foi o que a entidade tomou como base para decidir sobre o caso. O anúncio da unificação deverá acontecer na quarta-feira. Confira os detalhes do dossiê:

Nomenclatura
O dossiê defende que, apesar de terem nomes distintos, a Taça Brasil, o Robertão e o Brasileirão possuem a mesma finalidade: definir o campeão do país. "(...) As palavras querem dizer a mesma coisa, assim como o objetivo dessas competições, que é eleger um vencedor, um campeão nacional", diz o texto. O documento lembra ainda que o Campeonato Brasileiro só passou a ser assim chamado oficialmente em 1989.

Geração de Ouro
Há o argumento de que a geração de ouro das décadas de 50 e 60 merecem ter seus títulos nacionais legitimados. O autor lembra que, durante o período em que se disputou a Taça Brasil e o Robertão, a Seleção obteve grandes resultados. "Nunca mais a Seleção Nacional teve um retrospecto tão significativo em Copas do Mundo como naquele período. Pois se em 12 anos ganhou três delas, nos 38 anos seguintes só ganhou duas, sendo que uma delas, a de 1994, na disputa de pênaltis", afirma o documento.

Em outros países
O dossiê lembra casos no exterior em que competições com características similares às da Taça Brasil e do Robertão foram unificadas. Espanha e França, segundo o documento, reconhecem como títulos nacionais as copas disputadas antes na criação das ligas locais. Já a Itália conta os títulos da era não profissional. "(...) Se não se pode oficializar as competições que não tenham exatamente os mesmos moldes atuais, então todos devemos admitir que a maior parte da história do futebol terá de ser apagada", diz o texto.

Respaldo
Um dos trechos considerados mais importantes pelo autor é o que cita uma entrevista de João Havelange, então presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD, atual CBF), à revista "Manchete Esportiva", em 1958. Na ocasião, o dirigente revelou que criaria a Taça Brasil para escolher o representante do país no Campeonato Sul-Americano de Clubes (hoje, Libertadores). E garantiu: o vencedor será o campeão nacional.


LEIA MAIS:

- Exclusivo! Dossiê da unificação dá margens para contestação

- Dossiê da unificação tem argumentos contraditórios

- Dossiê cita 'Placar' e ditadura como possíveis responsáveis pelo esquecimento

- Saiba um pouco mais sobre o Robertão e a Taça Brasil


Siga o Lance! no Google News