Foi no sufoco, mas o São José conseguiu vencer o União Barbarense por 1 a 0, no último sábado, no Estádio Martins Pereira, pela quinta rodada do Campeonato Paulista da Série A2. O gol do atacante Valdir Papel, marcado aos 35 minutos do segundo tempo, teve a comemoração igual a de um título.
Afinal, o resultado não só manteve a Águia do Vale na terceira colocação do Grupo 2, com dez pontos, como também amenizou a crise interna que tinha se instalado no clube após o empate por 1 a 1 com o Palmeiras-B na última quarta-feira.
Já o União Barbarense fica fora do G-4 com essa derrota. A equipe de Santa Bárbara D'Oeste (SP) está na sexta posição da chave e soma seis pontos. No meio desta semana, as equipes voltam a campo para disputar a sexta rodada do Estadual.
O São José é quem joga primeiro. Os joseenses visitam o Red Bull Brasil, na próxima terça-feira, às 19h, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). No dia seguinte, o Leão da 13 recebe o Palmeiras-B, às 20h, no Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães.
O JOGO
O torcedor que foi assistir ao confronto entre São José e União Barbarense em busca de bom entretenimento, deve ter se arrependido da escolha quando terminou o primeiro tempo. Os primeiros 45 minutos foram marcados por muitas jogadas duras e pela falta de criatividade das equipes.
A Águia até tentou dar emoção à torcida quando tinha a bola nos pés. Porém, a postura defensiva do Leão da 13 impedia que os joseenses chegassem com perigo ao gol. Com o jogo concentrado no meio-campo, as faltas ficaram mais pesadas e os cartões passaram a ser distribuídos.
No segundo tempo, entretanto, o cenário mudou. O técnico Tarcísio Pugliesi passou o São José do esquema 4-4-2 para o 3-5-2 e o bloqueio dos visitantes começou a ser furado com mais facilidade.
Quando chegava ao ataque, o São José levantava o público nas arquibancadas. Várias vezes os torcedores tiveram que colocar as mãos na boca para segurar o grito de gol que estava prestes a escapar.
A forte pressão dos anfitriões não deixava o União criar jogadas de contra-ataque. E a falta de espaço levou o Leão ao nervosismo. Aos 22 minutos, o meia Butti foi expulso após receber o segundo cartão amarelo.
Com um jogador a mais, a Águia intensificou os ataques. Tamanha dedicação resultou no gol da vitória aos 35 minutos. Depois de um levantamento na área de Marcelo Maciel, o atacante Valdir Papel subiu mais alto que os adversários e marcou de cabeça.
FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ 1 X 0 UNIÃO BARBARENSE
Estádio: Martins Pereira, em São José dos Campos (SP)
Árbitro: Carlos Roberto dos Santos Júnior (SP)
Assistentes: Alexandre David (SP) e Clarice Ferreira Lima (SP)
Público e renda: 3.463 pagantes – R$ 26.375
Cartões amarelos: Fábio Gomes, Valdir Papel, Edmilson, Ronaldo e Renner (SJO); Juliano, Butti, Thiago Passos e Renato (UBA)
Cartão vermelho: Butti (UBA)
GOLS: Valdir Papel, aos 35'/2ºT
SÃO JOSÉ: Ronaldo, Renner, Márcio Santos, Toninho e Roque (Velicka – intervalo); Fábio Gomes, Edmilson (Marcelo Maciel – 24'/2ºT), Paulo Santos e Rossini; Léo Mineiro (Rocha – 39'/2T) e Valdir Papel – Técnico: Tarcísio Pugliesi.
UNIÃO BARBARENSE: Thiago Passos, Bruno, Juliano e Renato; Emerson (Cesinha – 39'/2ºT), César, Claudio Brito (Abuda – 9'/2ºT), Igor (Filipe – 24'/2ºT) e Butti; Emílio e Jobinho – Técnico: Candinho Farias.