A vitória de 2 a 1 sobre o Paraná Clube, na noite desta terça-feira, no Durival de Britto, foi uma benção para o Botafogo, levando-se em conta que a equipe jogou fora de casa, teve desempenho ruim na segunda etapa, e com 10 homens nos últimos 20 minutos, depois que Willian Arão ganhou cartão vermelho por destemperada reclamação. E mais: manteve a invencibilidade e é o líder da Série B.
Rodrigo Pimpão decidiu o jogo aos 47 minutos do segundo tempo (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
O jogo teve início equilibrado, mas no ritmo dos oito graus de Curitiba, dada a dificuldade que os times mostravam para criar oportunidades. Após os 15 minutos, no entanto, o Alvinegro apertou o cerco no meio e passou a ser mais ousado, tanto que acabou abrindo o placar aos 26 minutos, quando Elvis cruzou da direita e Zé Roberto, pressionado por Bill, escorou para marcar contra.
E MAIS
> TABELA: Veja como está a classificação da Série B
> ATUAÇÕES: Pimpão decide e leva a maior nota de Paraná x Botafogo
> Herói da vitória do Botafogo, Pimpão deixa campo emocionado
> Botafogo notifica Fla, Adidas e Porta dos Fundos e pede retirada de vídeo polêmico
> Fim da parceria! Botafogo vai cancelar contrato com o Maracanã
Sem muita opção, o Paraná começou a tentar as jogadas individuais. Aos 39, Éder invadiu a área driblando e foi derrubado por Pedro Rosa, no pênalti que Fernando Viana cobrou à esquerda de Renan: 1 a 1. Entusiasmado com os gritos da torcida, o time local saiu em busca da virada, mas o Botafogo segurou.
O segundo tempo voltou desafiando o frio, pois o Paraná, mais ligado, só não marcou porque Renan praticou três defesas excelentes, a mais flagrante numa cabeçada de Fernando Viana, para escanteio, aos oito minutos. Renê Simões trocou Diego Jardel, devagar quase parando, e Elvis, que correu muito na primeira etapa, e parecia cansadão, respectivamente por Lulinha e Tomas, com o objetivo de equilibrar o jogo no meio.
Do outro lado, Nedo Xavier lançou Marcos Paraná no lugar de Rafael Costa. Aos 28, quando a pressão paranista já diminuíra, apesar da maior posse de bola, Willian Arão recebeu cartão amarelo, reclamou e acabou expulso, tornando a vida do Botafogo definitivamente complicada. Nos acréscimos, no entanto, Rodrigo Pimpão chutou de fora da área e o goleiro aceitou: 2 a 1. O futebol e seus caprichos.
Rodrigo Pimpão dá entrevista emocionado ao fim da partida (Foto: Reprodução/Instagram)
FICHA TÉCNICA
PARANÁ 1 X 2 BOTAFOGO
Local: Durival de Britto, Curitiba (PR)
Data-Hora: 2/6/2015 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos (GO) e Jesmar Benedito (GO)
Renda e público: R$ 76.255,00 / 3.220 pagantes / 3.865 presentes
Cartões amarelos: Washington, Rafael Costa e Zé Roberto (PAR); Diego Giaretta, Marcelo Mattos, Renan e Willian Arão (BOT)
Cartões vermelhos: Willian Arão 29'/2ºT (BOT)
Gols: Zé Roberto (contra) - 27'/1ºT (0-1), Fernando Viana - 40'/1ºT (1-1) e Rodrigo Pimpão - 47'/2ºT (1-2)
PARANÁ: Murilo Prates; Luis Felipe, Zé Roberto, Léo Coelho e Fernandes; Jean (Rafael Carioca 34'/2ºT), Eder (Yan Philippe 40'/2ºT), Washington e Rafael Costa (Marcos Paraná 22'/2ºT); Fernando Viana e Henrique - Técnico: Nedo Xavier
BOTAFOGO: Renan; Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Pedro Rosa; Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel (Lulinha 12'/2ºT) e Elvis (Tomas 26'/2ºT); Rodrigo Pimpão e Bill (Roger Carvalho 35'/2ºT) - Técnico: René Simões.