Três das principais promessas das categorias de base do Santos e parte do acordo que envolveu a transferência do craque Neymar ao Barcelona, os jovens atacantes Gabriel, 16 anos, Victor Andrade, 17, e Giva, 20, aos poucos, vêm perdendo espaço no Peixe.
O trio, cuja preferência de compra foi adquirida pelos catalães por 7,9 milhões de euros (cerca de R$ 24 milhões), não tem sido relacionado nos últimos jogos do Peixe e, com a chegada de reforços como Thiago Ribeiro e Everton Costa, deve ter ainda menos oportunidades entre os titulares.
A última vez que eles atuaram pelo Santos foi justamente na goleada sofrida para o Barcelona, no dia 2 de agosto. Desde então, não fora mais usados pelo técnico Claudinei Oliveira e, com exceção de Giva, sequer foram relacionados nos confrontos diante do Corinthians, Cruzeiro, Vasco e Bahia, pelo Brasileirão.
Das revelações, quem mais atuou no ano foi Giva, que chegou até a ser comparado pelo ex-técnico Muricy Ramalho como o parceiro ideal de Neymar. Ao todo, foram 19 jogos e seis gols marcados. Já Gabriel atuou em seis jogos e não marcou gols, assim como Victor Andrade.
O mais novo do trio, Gabriel tem contrato por mais três anos e uma multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$140 mi), mesmo valor da multa de Victor Andrade. Já Giva, que tem contrato até o fim de 2014, negocia a sua renovação com o Alvinegro. O vínculo de Victor acaba ano que vem.