O São Paulo voltou a treinar no CFA de Cotia. Na tarde desta sexta-feira, nada do primeiro treino coletivo do ano. O técnico Emerson Leão havia dito que faria o tipo de treinamento até o fim desta semana, no entanto preferiu fazer um mesclado de ataque contra defesa.
Depois de um aquecimento com bola, o comandante fez os jogadores trocarem tabelas antes de finalizar no gol. Após isso, começou um bombardeio para cima dos goleiros, que se revesavam em uma das metas. Além dos arremates, os laterais cruzavam para área e os atacante finalizavam. O aproveitamento não foi muito animador.
No final da atividade Leão colocou todos jogadores de características defensivas vestidos de colete. Do outro lado, apenas jogadores que tem como missão atacar. Para se ter uma ideia o time da defesa tinha mais avançado Juan e Casemiro. A equipe de colete era formada por: Denis, Leo, João Filipe, Paulo Miranda, Luiz Eduardo, Edson Silva, Piris, Cortês, Casemiro, Uvini, Juan, Cleber Santana, Rhodolfo e Wellington. Já o outro time tinha: Rogerio Ceni, Leonardo, Juninho, Rodrigo Caio, Maicon, Denilson, Cícero, Henrique Miranda, Henrique, Lucas, Fernandinho, Rafinha, Luis Fabiano e Willian.
Sem nenhum amistoso ou jogo-treino marcado para esta pré-temporada, Leão disse que prefere corrigir os jogadores nos treinos coletivos que costuma dar explicando o esquema tático.
- Eu preciso ter um time base ainda. Isso vou fazer em treinamento, não em competição. Às vezes a competição daquele momento, acontece um resultado negativo e já viu. Nessa situação, prefiro que jogamos entre a gente. Eu preciso definir a equipe, ver os que chegaram aqui, a resposta dos que aqui já estavam. Jogo-treino, é um jogo-treino. No treino eu posso parar, corrigir, repetir... Coletivo é um treino tático, eu paro a hora que eu quiser. Às vezes paro uma falta dez vezes e ninguém pode falar nada - explicou.
A atividade não deu nenhum tipo de esboço de time e serviu apenas para movimentar os jogadores. Henrique, que tem sua transferência praticamente acertada para o Queens Park Rangers (ING), treinou com o elenco.
O Tricolor volta a treinar na manhã deste sábado. Emerson Leão confirmou que a atividade terá o primeiro treino coletivo da temporada.