Dia 27/10/2015
17:09
Compartilhar

Dia 19 de julho de 1900. Fazia frio no Rio Grande do Sul, como em todos os meses de julho. Um grupo de alemães, ingleses e portugueses se reuniu para fundar o primeiro clube de futebol do Brasil, o Sport Club Rio Grande. A data, por isso, virou nacional: é quando se comemora o Dia do Futebol no país do esporte.

Fundado em um jantar, o clube repete o evento todos os anos. Em 2012, a Ceia Veterana de aniversário acontece neste sábado, no Centro Esportivo do clube. Antes, às 15h, um amistoso também marca a data: o clássico Rio-Rio, quando o Veterano e o Rio-Grandense se enfrentarão no Estádio Arthur Lawson.

A situação do "Mais Antigo" não é das melhores. Em 2012, a equipe foi rebaixada à divisão de acesso gaúcha, equivalente à Segunda Divisão. Disputará a partir do próximo ano a Segunda Divisão, nome dado ao que na prática é a terceira competição estadual. Ficou com 22 pontos na Chave 1, um a menos que o Riopardense. Foi o que mais pontuou dos rebaixados.

- Caímos por um ponto. Nunca vi no Brasil campeonato que rebaixa 30% dos seus times - disse Michael Lawson, presidente do Rio Grande ao LANCENET!.

Na época dos quadros sociais polpudos, o Rio Grande conta com 1,1 mil torcedores afiliados. No total, com dependentes e afins, calcula 5 mil. O orçamento anual gira pouco acima dos seis dígitos: R$ 1.100.000,00.

Por conta do rebaixamento, as projeções para a próxima temporada já iniciaram. Um time sub-20 está sendo montado para disputar o campeonato regional da categoria e garimpar jogadores. As escolinhas rio-grandenses tÊm mais de 400 inscritos. Essa é a aposta de Lawson, descendente de um dos colaboradores da fundação.

- Nem queremos vendê-los, isso requer contatos no Brasil e em Porto Alegre. Serve para os gastos. O objetivo é utilizá-los - contou.


Atualmente, o Rio Grande conta com uma área de 27 hectares em Rio Grande, importante cidade do Sul do estado pelo seu porto. Com um patrimônio estimado em R$ 45 milhões, a agremiação tem, claramente, problemas financeiros. Apoia em parcerias menores: os grandes investidores que passam pela cidade não têm relação com a comunidade. São empresas de porte mundial, mas suas diretorias ficam longe do município.

RIO GRANDE NO GRE-NAL

Como influenciou a história do futebol do Brasil, o Rio Grande também influenciou bastante a aldeia gaúcha e tem pontos importantes na história dos dois maiores clubes, o Grêmio, fundado em 1903, e o Internacional, em 1909.

Os colorados até hoje não tem nenhum documento oficial da fundação do clube. Quando os irmãos Poppe e companhia se reuniram para formar o Inter, fizeram uma reunião. A ata, porém, foi perdida pouco menos de cinco anos depois, segundo o clube gaúcho. A única coisa que restou foi um convite feito ao Rio Grande, atualmente no Memorial do clube de 113 anos. O Inter detém uma cópia autenticada, mas o original está em posse dos Veteranos.

A passagem na vida gremista é um pouco diferente. O Tricolor foi fundado pelo paulista Cândido Dias e seus amigos. O interesse no futebol existia, mas o grande estopim foi uma apresentação do clube em Porto Alegre, em 1903. Ambos são tricolores – o Rio Grande é vermelho, verde e amarelo, o Grêmio azul, preto e branco.

Siga o Lance! no Google News