Recurso ou violência em campo? O Ceará teve no jogo contra o Grêmio Prudente, o seu 5º jogador expulso no campeonato. O número de faltas em campo foi até considerado baixo para os padrões brasileiros, 14. Mas a realidade é que o Vovô se apresenta como um dos times que mais comete obstruções na Série A de 2010.
Atrás apenas de Atlético-GO, o Alvinegro possui exatas 680 faltas cometidas em todo o campeonato. Quando as estatísticas se movem para os jogadores, o volante Michel, que não entrou em campo na 36ª rodada por estar suspenso, lidera o ranking de atletas que páram as jogadas do adversário. O guerreiro alvinegro cometou mais de 100 faltas em toda a Série A, sendo punido por 15 vezes com o cartão amarelo e 1 vez com o vermelho.
No elenco do Ceará, os volantes foram os únicos que receberam cartão vermelho. Além de Michel, João Marcos, com 1, e Heleno, com 3, mostram que os cabeças de área alvinegros não pensam duas vezes antes de chegar mais forte em uma jogada. O trio também aparece entre os 5 do clube que mais receberam amarelos. Somados os números dos atletas, dos 93 recebidos até então pelo Vovô, 32 cartões amarelos foram direcionados aos volantes.
Com uma das melhores defesas do Campeonato Brasileiro, os números mostram que parar a jogada faz parte de um dos recursos do sistema montado por Dimas Filgueiras. Foi assim, com uma forte pegada em campo, que o Alvinegro mostrou muita garra para estar prestes a conquistar uma das vagas para a Copa Sul-Americana. O feito poderia ter sido alcançado no último confronto, mas foi adiado e tem tudo para ser sacramentado no Castelão, diante do torcedor, contra o poderoso Atlético-PR, às 17h (de Brasília) do próximo domingo.