Dia 29/02/2016
23:59
Compartilhar

A tenista Marion Bartoli surpreendeu a todos com o anúncio de sua aposentadoria nesta quarta-feira. A francesa de 28 anos ficou famosa no circuito de tênis por conta de seu estilo diferenciado de jogo, que despontou para o mundo em 2006.

Bartoli se destacava em quadra com firmeza nas rebatidas e o diferencial de seu jogo era o uso das duas mãos tanto no forehand quanto no backhand. Foi assim que ela se tornou a melhor tenista francesa da atualidade (sétima no ranking), antes de se aposentar, e campeã em Wimbledon este ano.

Aos 22 anos, em 2006, Bartoli venceu seu primeiro torneio, o WTA de Auckland, ao vencer a russa Vera Zvonareva por 2 sets a 0 (6-2 e 6-2). À época do primeiro campeonato, ela era a 37ª do ranking mundial.

No mesmo ano, ela ainda venceu os WTAs de Tóquio e Quebec. Neste último, Bartoli bateu a russa Olga Puchkova sem perder sequer um game durante a final, algo que não acontecia há 13 anos no circuito feminino de tênis.

Bartoli alcançou pela primeira vez o top 10 do ranking em 2007, ano em que conseguiu atingir também a decisão em Wimbledon. Nesta, porém, foi derrotada para a americana Venus Williams.

A tenista voltou a ser campeã apenas em 2009, quando levantou o troféu em Monterrey, no México, e Stanford, nos Estados Unidos. Bartoli viveu novo jejum em 2010, mas voltou a vencer em 2011, em Eastbourne, na Inglaterra, e Osaka, no Japão, além de alcançar as semifinais do Grand Slam de Roland Garros, na França.

Em seu último ano de carreira, em 2013, ela atingiu o seu maior feito: foi campeã em Wimbledon ao derrubar a alemã Sabine Lisicki na decisão por 6-2 e 6-4. Nos outros dois Slams que disputou, Roland Garros e Australian Open, ela caiu na terceira rodada.

Após Wimbledon, ela disputou apenas dois torneios: WTA Premier de Toronto, no Canadá, e WTA Premier de Cincinnati, nos Estados Unidos. No primeiro, ela desisitiu do torneio por conta de um mal-estar, que inclusive a fez vomitar em quadra. Já no segundo, ela foi eliminada nesta quarta, quando anunciou a despedida.

Siga o Lance! no Google News