Feliz, confiante e preparado para a responsabilidade de ser o camisa 9 da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. É assim que está Fred, atacante do Fluminense, confirmado por Luiz Felipe Scolari na lista dos 23 convocados para o Mundial, está se sentindo. Nesta quarta-feira, o centroavante concedeu entrevista coletiva nas Laranjeiras após o treino e comentou a expectativa em jogar mais uma Copa, dessa vez como titular.
- Felipão tinha falado algumas vezes e mesmo assim cria-se essa expectativa. Ele vai falando um por um. Graças a Deus deu tudo certo. Hoje é um momento especial, é um dia histórico para mim, passa um filme na minha cabeça. Começo a lembrar dos momentos que tive que treinar com meu pai, sair com 9, 10 anos de idade para jogar futebol. Coisa que criança normal não faz. Abri mão muitas vezes para viver esse meu sonho. Isso tudo me fez crescer muito. Sou muito grato ao que Deus fez para mim e que me preparou para receber. Estou muito feliz com isso. A partir de agora, tenho simplesmente que me concentrar no dia a dia no Fluminense. Buscar uma evolução diária, porque assim vou estar me preparando para a Copa do Mundo - disse.
E MAIS
- Fluminense estabelece prioridades por renovações de contrato
- Fim do suspense! Felipão anuncia os convocados para a luta pelo hexa
O jogador também comentou a confiança que recebeu de Felipão desde a Copa das Confederações e disse que espera repetir o bom desempenho que vem tendo com a Amarelinha desde que o treinador assumiu. O camisa 9 também lembrou que sempre foi fã de atacantes que se acostumou a ver na Copa do Mundo, como Romário e Bebeto em 94.
- Tenho noção que represento toda essa criançada que joga futebol na escola, que arranca o tampão do dedo no campo de terra. Foi o que eu vivi, foi o que eu passei, é o espelho do Brasil. Por isso que o brasileiro é um povo tão unido, lembro como se fosse hoje, um start maior quando assisti em Teófilo Otoni o Romário e o Bebeto fazendo gols em 94. Tenho certeza que esse título, vai fazer isso com muitas crianças desse país.
CONFIRA A ENTREVISTA DE FRED NA ÍNTEGRA:
O QUE MUDOU DO FRED DE 2006 PARA O DE 2014
Mudou muito. Naquele época eu era apenas um moleque. Jogava com menos responsabilidade, interiormente falando. Mesmo sabendo da responsabilidade que era representar o Brasil. Hoje tenho muito mais experiência, sei da responsabilidade, do tamanho do que vou enfrentar. Os acertos, os erros, as conquistas me fizeram evoluir. Estou muito preparado para representar o Brasil e jogar essa Copa do Mundo. Tento fazer com que esse peso se transforme em gols.
INÍCIO DO ANO, DESCONFIANÇA, LESÕES DO ANO PASSADO E BOA FASE COM CRISTOVÃO
Eu passei momentos que foram considerados normais dentro do meu staff, da galera que me preparou, cuidou de mim, na parte de fisioterapia, na parte técnica. Lógico que por estar no Brasil, essa cobrança e preocupação são maiores. Alguns jogos foram tratados como forma de preparação. O que mais preocupava era o peso de uma perna diferente da outra, isso preocupava, mas quem estava programando esse meu trabalho, todos entendiam que eu ia encontrar a boa fase. Teve um período que eu estava bem tecnicamente, mas sem os gols. Hoje nada me preocupa, estou muito feliz e muito confiante.
Fred foi um dos destaque do Brasil na Copa das Confederações (Foto: Mowa Press)
FLUMINENSE REPRESENTADO NA COPA
Recebi uma linda homenagem, uma placa entregue pelo Cristovão, representando todo mundo. Compartilho esse momento mágico que eu estou vivendo com meu torcedor, eles que me receberam, que me repatriam aqui no Brasil. Tudo isso eu devo ao Fluminense e a essa força que meu torcedor me deu. Como falei na Copa das Confederações, quando eu marcar gols na Seleção, o tricolor pode se sentir representado, por que o Fred é Fluzão na Seleção.
CAMPEÃO COMO ARTILHEIRO - PENSA EM SAIR DO BRASIL?
Eu acho que qualquer desempenho bom te valoriza. Principalmente no maior evento do futebol, que é uma Copa do Mundo. Tenho um ano e meio de contrato, temos que ver se é interessante para o clube e para a Unimed renovar o meu contrato. É muito bom o momento que estou vivendo aqui. Mas penso no clube também, pode ser agora esse momento. Se houver um acerto entre as três partes, não deixa de ser uma boa oportunidade para o Fluminense fazer uma grana boa.
TRAJETÓRIA DE TEÓFILO OTONI PARA SELEÇÃO BRASILEIRA
Tenho noção que represento toda essa criançada que joga futebol na escola, que arranca o tampão do dedo no campo de terra. Foi o que eu vivi, foi o que eu passei, é o espelho do Brasil. Por isso que o brasileiro é um povo tão unido. Lembro como se fosse hoje, um start maior quando assisti em Teófilo Otoni o Romário e o Bebeto fazendo gols em 94. Tenho certeza que esse título vai fazer isso com muitas crianças desse país.
VAI SECAR QUEM NA COPA?
Nossa caminhada até a final não vai ser nada fácil. Teremos um grupo muito equilibrado. Passando, teremos seleções difíceis. Questão de artilharia, tenho que secar todo mundo. Vou focar no trabalho da Seleção, buscar fazer o máximo possível de gols e ajudar o Brasil a conquistar esse título.
DIEGO CAVALIERI
Nós assistimos juntos no vestiário. A expectativa era muito grande porque ele participou da Copa das Confederações, foi convocado outras vezes. Sabe da qualidade dele. É novo, experiente, agora não deu porque a concorrência é grande, mas tem um longo percurso para voltar a Seleção. Demos um abraço nele e vida que segue. Lógico que tem aquele baque, mas no futebol brasileiro a concorrência é muito forte.
SUCESSO NAS COPAS DEPENDE DOS CENTROAVANTES
Estou muito confiante, muito preparado, sei do potencial do nosso coletivo, a esperança maior não vai ser só em um jogador. Nossa força é no grupo, no coletivo, desde o hino até o final da partida. Sei que meus gols são importantes. Meu parâmetro é mais recente, a Copa das Confederações, vamos tentar repetir isso.
IBRAHIMOVIC
Vou sentir falta porque é um grande jogador, admiro pela força, técnica. É um estilo de jogo que admiro bastante. A seleção da Suécia é uma boa seleção, mas o povo sueco pode ficar tranquilo, ligar a TV e assistir a uma grande Copa do Mundo. Temos a camisa amarela também, tomara que eles possam torcer para o Brasil e está tudo certo.
ANSIEDADE
Nesta terça-feira, eu estava bastante ansioso, quando acordei nesta quarta também. Acordei bem mais cedo, tenho um pouco de dificuldade para acordar e não tive problemas, sem alarme, sem nada. Estava ansioso, mesmo com o Felipão falando que eu seria convocado, cria-se uma expectativa. Falando nome por nome, só quando foi confirmada a minha convocação, me tranquilizou.
ÚNICO TITULAR QUE ATUA NO BRASIL
Vejo e recebe de forma boa. Principalmente nas ruas, torcedores de clubes rivais, desejando boa sorte. Falam que eu vou fazer gols, que estão todos comigo, estou vendo que o povo está muito unido, bem esperançoso. Nossa Seleção está no caminho certo.
JOGAR UMA COPA NO BRASIL
Quando recebi a convocação, lógico que a gente fica pensando, a Copa vai ser diferente, mais especial ainda. Quando recebi as mensagens das pessoas que me amam de verdade, que estão sempre comigo, vi que estão todos esperançosos, que todos estão torcendo. Disputei uma Copa em 2006, fiz gol, e vou ter a oportunidade de jogar bem perto do nosso torcedor. Vai ser muito especial fazer gols.
AMADURECIMENTO - CONVOCADO EM 2006, FORA EM 2010 E CONVOCADO EM 2014
O caminho que eu trilhei até 2010 é fundamental. Deixei para tentar alguma coisa muito tarde. É ruim aprender não alcançando o objetivo, mas me fez crescer muito e foi algo que consegui trazer para 2014. Final de 2010 já coloquei na cabeça que ia trabalhar para focar e alcançar a copa de 2014.
CONVERSA COM O PAI APÓS CONVOCAÇÃO
Meu pai é referência para mim. Quando falo da família, fico emocionado mesmo. Meu pai sempre me criou com muito esforço, muita dificuldade. Depois que perdi minha mãe, passei muita dificuldade, até com os meus irmãos. Tivemos que nos afastar um pouco. O futebol fez tudo isso com a gente, me uniu muito com meu pai. Ele foi meu primeiro treinador, primeiro corneteiro, primeiro que me cobrava resultado e fazia tudo por mim. Foi o primeiro cara que vetou um empresário chegar perto de mim com contrato abusivo. Zelou pela minha carreira inteira. Hoje vejo que tudo que ele fez, valeu muito a pena. Sempre que posso, estou levando ele para todos os jogos, todos esse momentos de felicidade. Devo muito a ele e a todo minha família por tudo que estou vivendo hoje.
FÉ
Consegui encontrar o meu equilíbrio espiritual. Para mim isso é a coisa mais importante de tudo. Sei que Deus quer me abençoar, sempre procura fazer as coisas boas e muitas das vezes eu não estive preparado para receber essas bênçãos. Estou procurando mudar, graças a Deus para melhor, tenho filha, sobrinhos que são como filhos e tento passar bons exemplos, cuidando desse lado que me dá paz, conforto, alegria e enfrentar esse mundão de hoje. Isso me ajuda muito.
BRIGA CONTRA TORCIDA ORGANIZADAS - GASTOS ASTRONÔMICOS NA COPA
Sou super a favor da Copa no Brasil, mas sem gastos mal esclarecidos. A Copa faz crescer por um longo tempo. Os estádios novos, a organização, como aconteceu na Alemanha, eu acompanhei. Como cidadão, que para mim é o que mais importa, gostaria muito que os governantes investissem em educação, saúde, segurança, porque o nosso povo precisa. O povo tem que torcer pelo Brasil, para que as coisas sejam feitas da forma correta e que os governantes cuidem melhor.
POSTURA
São coisas que só a maturidade e a experiência trazem. Tem coisas que acontecem por acidente ou porque tem que acontecer mesmo. Mudei a postura inteira, vim da França, solteiro, pro Rio de Janeiro e acabei levando muito para minha vida pessoal. Hoje o futebol é a coisa mais importante da minha vida. Se o treino é de manhã, não saio para um restaurante para comer uma comida japonesa, porque levanto às 7h no outro dia. Pensamento não é só no Fluminense, Copa do Mundo. Me pego dando conselhos para os moleques, imagina ele me ouvindo, pensando que há três anos atrás eu era terrível também. Se eu tenho a cabeça que tenho hoje com 20 anos, eu tenho certeza que seria muito mais vitorioso. Nessa sala aqui tem mais de 50, se perguntar, todo mundo aqui já quis chutar o balde. Mas isso que é o legal da vida, nunca desistir. Perdeu, esquece e continuaR batalhando para conquistar lá na frente.