A Portuguesa viaja até Cuiabá, no Estado do Mato Grosso, para enfrentar o Cuiabá pela primeira fase da Copa do Brasil nesta quinta-feira, às 21h50, no Estádio Presidente Dutra. Enquanto a Lusa está em situação instável no Paulistão, o time da casa é o líder do Campeonato Mato-Grossense.
Passando por um período de instabilidade na temporada, o time do técnico Jorginho busca, na Copa do Brasil, sua recuperação neste ano, em que tanto se apostou na equipe do Canindé. Em vista disso, a diretoria do clube contratou o meia Diego Souza para reforçar uma posição considerada carente no elenco desde a saída de Marco Antonio e Edno.
Apesar de ter escalado um provável time titular no jogo-treino contra o Santo André, contando com a presença de Diego Souza, Jorginho só definirá a equipe que entra em campo pouco antes da partida, já que se preocupa com a disputa de dois torneios ao mesmo tempo e há dúvidas até na relação dos convocados que viajam para o jogo.
- Para este jogo pela Copa do Brasil vamos ver o que teremos à disposição. Tenho que analisar as condições de cada um e aí defino quem vai para Cuiabá. Não iremos forçar nenhuma situação para não perder nenhum jogador para a sequência do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil - declarou o comandante da Lusa.
Caso a Portuguesa vença por dois gols ou mais de diferença, não haverá confronto de volta e o time rubro-verde estará automaticamente classificado para a próxima fase.
O Cuiabá, líder do Campeonato Mato-grossense, está pronto para a estreia em sua quarta Copa do Brasil, nesta quinta-feira. A equipe dourada começa a competição enfrentando a Portuguesa e tenta conquistar um feito inédito: passar pela primeira fase da competição.
Já a equipe dourada do Mato Grosso caiu na primeira fase em suas três participações no torneio. A primeira vez foi em 2004, quando a eliminação veio após duas derrotas para o Goiás. Em 2005, outro time goiano foi o carrasco do Cuiabá: o Vila Nova ficou no 1 a 1 no estádio Verdão, em Mato Grosso, mas venceu por 2 a 0 no Serra Dourada.
A última vez que o Cuiabá disputou a Copa do Brasil foi em 2011, quando foi eliminado pelo Ceará ainda no jogo de ida, com uma derrota por 2 a 0.
O técnico Ary Marques sabe da força do adversário, mas acredita que sua equipe possa surpreender e fazer bonito na partida desta quinta-feira.
- O grupo está preparado e confiante em vencer a Portuguesa. Sabemos das nossas qualidades e não nos passa outra coisa a não ser sair de campo com a vitória. Dentro de casa temos que nos impor - disse o treinador Ary Marques.
O comandante da equipe mato-grossense fez mistério para a definição dos titulares que estarão em campo nesta quinta-feira, no entanto, a escalação deve ser a mesma da vitória por 2 a 0 sobre o Luverdense no último final de semana.
Mesmo sem ter divulgado a escalação, o Cuiabá já liberou a lista dos 19 jogadores relacionados para o confronto contra a Lusa: Gatti e Laênio (goleiros); Niel, Natanael e Jeferson (laterais); Marcelo, Reinaldo, Lombardi e Douglas (zagueiros); César Romero, Bogé, Jean, Fredson e Renan (volantes); Daniel Barros (meia); Fernando, Leandro Cearense, Wegno e Moreno (atacantes). O destaque fica para o atacante Leandro Cearense, artilheiro do time no Estadual com seis gols.
FICHA TÉCNICA
CUIABÁ X PORTUGUESA
Local: Presidente Dutra, em Cuiabá (MT)
Data/hora: 8/3/2012 – 21h50
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
CUIABÁ: Gatti: Niel, Lombardi, Marcelo e Natanael; César Romero, Bogé, Jean e Fredson; Fernando e Leandro Cearense. Técnico: Ary Marques.
PORTUGUESA: Wéverton, Luis Ricardo, Renato, Rogério e Raí; Léo Silva, Leandro Silva, Maylson e Diego Souza; Vandinho e Ricardo Jesus. Técnico: Jorginho.