O International Rugby Board (IRB) anunciou, nesta quinta-feira, que o Brasil será uma das sedes do Circuito Mundial Feminino de rugbi de sete (Women Sevens World Series) da temporada 2013-2014. O local definido pela Confederação Brasileira de Rugbi (CBRu) e pelo IRB foi a Arena Barueri, localizada na grande São Paulo. Com a inclusão do Brasil, todos os continentes estarão representados na competição internacional.

- Estamos trabalhando ativamente para melhorar o nível técnico do rugbi brasileiro. Tornar-se sede de uma etapa internacional do WSWS é o reconhecimento desse trabalho. O mérito pertence às atletas semi-profissionais e amadoras que se sacrificam por um ideal. Esperamos alcançar, brevemente, similar êxito com a seleção masculina. O melhor do rugbi feminino brasileiro e mundial fará apresentações de gala em uma arena esportiva à altura. Será uma excelente oportunidade para jovens atletas presenciarem o mais importante torneio de rugbi já realizado no Brasil - disse o presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho.

A expansão do Circuito Mundial Feminino confirma o compromisso do IRB em incentivar a modalidade nos países emergentes. A etapa brasileira será realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro, de olho nos Jogos Olímpicos Rio-2016, quando o rugbi de sete, variante do rugbi com sete jogadores em cada equipe, fará sua estreia em Olimpíadas.

Campeã da Copa do Mundo da modalidade em 2013 e da última temporada do Circuito Mundial Feminino, a Nova Zelândia terá fortes adversárias na disputa pelo título do circuito. Após a temporada de estreia, oito seleções conseguiram status de equipes fixas por alcançarem as quartas de final da Copa do Mundo. Austrália, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Rússia, Espanha e EUA estão garantidas nas seis etapas.

- Ser uma das sedes é importante para aumentar a conscientização do rugbi no Brasil, que será o anfitrião dos próximos Jogos Olímpicos. Poder jogar contra as melhores equipes do mundo diante de nossos familiares e amigos será emocionante. Esperamos mostrar para todo o mundo, aqui dentro de casa, como o rugbi está crescendo em nosso país - decalrou a capitã da equipe brasileira, Júlia Sardá.

Etapas do Circuito Mundial Feminino:

Primeira etapa: Dubai (Emirados Árabes Unidos), de 28 a 30 de novembro de 2013
Segunda etapa: Atlanta, Georgia (EUA), dias 15 e 16 de fevereiro de 2014
Terceira etapa: Arena Barueri, São Paulo (Brasil), dias 22 e 23 de fevereiro de 2014
Quarta etapa: Guangzhao University Town Stadium, Guangzhao (China), de 4 a 6 de abril de 2014
Quinta etapa: National Rugby Centrum, Amsterdã (Holanda), dias 16 e 17 de maio de 2014
Etapa final: A ser confirmada

Siga o Lance! no Google News