Dia 21/10/2015
19:23
Compartilhar

A maioria dos jogadores se diz abençoado quando marca um gol, mas no caso da Clericus Cup isso vale para todos. A Copa do Mundo do Vaticano está rolando e conta com 16 seleções, formadas por seminaristas e sacerdotes de vários colégios, que representam 56 países. O Brasil está na luta pelo título inédito e neste sábado enfrenta os EUA pelas quartas de final.

- Acredito que se passarmos, podemos vencer o título - afirmou o padre Aldemir Belaver, capitão do Brasil.

E você acha que só porque são padres eles pegam leve? Nada disso! Os jogos são bem disputados e é normal acontecer um cartão vermelho.

- Acontece. Normalmente alguém é expulso por dar uma entrada mais dura, quando alguém chega por força desnecessária - afirmou o padre Belaver.

Esta é a sétima edição da competição e, até agora, o Brasil ainda não conquistou o troféu. O mais longe que conseguiu foi um terceiro lugar, mas esse ano pode ser diferente. Precisa ter fé. Mas nessa competição a concorrência pela ajuda divina é maior. Afinal, todos rezam pela vitória, se Deus quiser!

Bate-Bola

Aldemir Bellaver, capitão do brasileiro

LANCE: Como são selecionados os jogadores?

Bellaver: Cada colégio forma a sua equipe, e é claro, aqueles que jogam melhor entram no time.

L: Onde acontecem os jogos?

B:As partidas são disputadas no Oratório São Pedro, perto do Vaticano, com uma bonita vista da cúpula da Basílica de São Pedro.

L: Como um colégio se classifica para o torneio?

B:Cada colégio é convidado para participar do torneio pelo Vaticano. Existem outros torneios como a Clericus Cup no Vaticano?
Ainda não, atualmente este é o único que disputamos.

L:De quanto em quanto tempo acontece o torneio?

B: A Clericus Cup é disputada anualmente.

Regras da competição

Os jogos são disputados em dois tempos de 30 minutos. Existe um cartão azul, que significa 5 minutos fora da partida. Cada equipe pode inscrever no máximo 24 atletas e há um limite de 20 jogadores por jogo. Cada time pode fazer cinco substituições. Em caso de empate na fase de grupos da competição, há disputa de pênaltis. O vencedor leva dois pontos e o perdedor recebe um. Fair Play é o segundo critério de desempate para definir classificação na fase de grupos

Papa é convidado

A final do campeonato acontecerá apenas no dia 18 de maio e o papa Francisco, fã de futebol e torcedor do San Lorenzo, foi convidado pela organização para participar da festa. Contudo, ele ainda não confirmou sua presença aos organizadores. Em anos anteriores, o Papa Bento XVI presenciou a partida final e até deu sua bênção na taça da competição.

Siga o Lance! no Google News