O começo foi no sufoco. Algo inesperado. Mas a Seleção Brasileira feminina de handebol conquistou o título dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), nesta sexta-feira, ao bater a Argentina por 25 a 20, no Exhibition Centre.
Essa foi a quinta conquista consecutiva das mulheres, atuais detentoras do título mundial da modalidade, no torneio continental. O Brasil só não contou com Duda Amorim, a melhor do mundo em 2014, na disputa, já que ela ainda se recupera de lesão.
A partida contra as argentinas, porém, não foi nada fácil. Nem o mais otimista torcedor hermano poderia imaginar algo assim. As adversárias lideram praticamente o primeiro tempo inteiro. O Brasil só igualou o placar pela primeira vez após os 22 minutos. Tudo para a irritação de Morten Soubak. O placar mostrou 12 gols para cada lado no fim da primeira metade do jogo.
Na segunda etapa, o que era previsto aconteceu: as atuais campeões mundiais voltaram mais concentradas e abriram vantagem. As rivais passaram quase 20 minutos sem fazer gol. E, dessa vez, com tranquilidade, o Brasil confirmou o ouro, vencendo por 25 a 20.
Brasileiras comemoram o título em Toronto (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)