A Copa Sul-Americana já começa como Plano B para o Botafogo. Diversos titulares serão poupados no jogo contra o Palmeiras, nesta quarta-feira, em Barueri (SP), estreia do time na competição. A estratégia é válida, sem dúvidas, mas já deu errado no ano passado e vai contra aquilo que tem sido prometido por profissionais do clube desde o fim de 2011.
Na temporada passada, o Glorioso entrou com uma equipe de reservas contra o Santa Fé (COL) e foi eliminado nas oitavas de final depois de empate por 1 a 1 no Engenhão e derrota por 4 a 1 fora de casa. Depois disso, a pressão foi grande e o técnico Caio Junior deixou o comando do time após quatro jogos.
O tropeço na Copa Sul-Americana influenciou no Brasileirão. Sem equilíbrio, o Glorioso deixou de lutar pelo título e acabou na 9 posição. Com o fracasso, membros da cúpula de futebol chegaram a dizer que a lição estava aprendida e que em 2012 as competições seriam tratadas igualmente. Isso ficou só na teoria.
– Vamos para nosso oitavo jogo de 14 sem descanso no meio de semana. Tem muitos jogadores cansados. Precisam de um descanso. Teremos testes físicos que vão indicar as substituições e eu as farei – disse Oswaldo de Oliveira.
Vale destacar que o Botafogo é o único carioca na competição e os três outros grandes do Rio de Janeiro disputaram a Libertadores neste ano. Além disso, o clube não ganha um título de expressão internacional desde a Copa Conmebol de 1993. Outro tropeço pode custar bem caro mais uma vez.
SEEDORF DEVE SER POUPADO
O nome mais ilustre na lista de poupados deve ser Seedorf. O meia de 36 anos realizou três partidas em sete dias desde a estreia dele e possivelmente terá o primeiro descanso no calendário.
O jogador treinou durante 19 dias e estreou contra o Grêmio, em 22 de julho. O técnico Oswaldo de Oliveira não esconde que pode retirar o camisa 10 da equipe:
– Já saíram do time Andrezinho, Fellype Gabriel e agora o Vitor Júnior. Até o dia em que o Seedorf sentar no banco também. Essa faixa do campo é desgastante. A velocidade e a resistência são díspares em relação ao restante.
- Vale arriscar?
Em 2011
Na primeira fase, o Botafogo encarou o Atlético-MG e passou, já usando reservas. Vitória por 2 a 1 em Minas e 1 a 0 no Engenhão. Depois, eliminação para o Santa Fé, da Colômbia. Entre os nomes que jogaram estavam Gustavo, Felipe Menezes e Alexandre Oliveira, Entre outros que já saíram do clube.
Em 2012
Seedorf deve ficar fora da estreia na Sul-Americana. Além dele, Renato, Fábio Ferreira, Lucas e Márcio Azevedo carregam grande sequência no Brasileirão e podem descansar.
- A opinião dos especialistas:
"O Botafogo tem elenco para poupar atletas contra o Palmeiras?"
"Contra o Palmeiras, a perda não é grande. Mas, em outro caso, seria algo bem mais complicado para o Botafogo"
Vitor Birner
Colunista LANCE!
"O Botafogo não pode se dar ao luxo de poupar ninguém. Seu time titular é só regular e falta um bom atacante"
Sérgio Arêas
Editor LANCE!
"O Botafogo não tem grande elenco. Não briga pelo Brasileiro e deveria priorizar a Sul-Americana"
Thiago Bokel
Editor LANCE!