Sempre uma das provas mais esperadas no atletismo, os 100m rasos reservaram para a etapa de Oslo (NOR) da Liga de Diamante, nesta quinta-feira, mais um duelo entre os jamaicanos Usain Bolt e Asafa Powell. E, como de costume, o vencedor foi o campeão olímpico, que estabeleceu novo recorde do campeonato ao cravar 9s79. Powell chegou em segundo (9s85) e o compatriota Lerone Clarke foi o terceiro (10s10).
Bolt segue com a melhor marca da temporada nos 100m rasos. No dia 31 de maio, na etapa de Roma (ITA) da Liga de Diamante, o velocista cravou o tempo de 9s76. O recorde mundial, estabelecido pelo jamaicano no Mundial de Berlim (ALE), em 2009, é de 9s58.
Nesta quinta-feira, após a largada falsa do britânico Mark Lewis-Francis, Powell saiu na frente. Perseguido por Bolt, acabou ultrapassado no fim da prova. Apesar da derrota, Powell conseguiu sua melhor marca na atual temporada.
Único brasileiro em Oslo, Fábio Gomes da Silva não foi bem no salto com vara e ficou em oitavo. Ele iniciou a disputa com o sarrafo a 5,42m, mas não conseguiu superá-lo nas três tentativas. O francês Renaud Lavillenie venceu com 5,82m.