Quando a bola subir na noite desta terça-feira para o começo da temporada 2010/2011 da NBA terá início uma briga pelo título que só terminará em junho do ano que vem e que colocará em evidência dois modelos distintos de gestão: o da continuidade e o da renovação a altos custos.
O primeiro é encabeçado por Boston Celtics e Los Angeles Lakers, donos dos três últimos títulos disputados e maiores vencedores da liga.
O outro é incorporado pelo Miami Heat, que após as contratações estrelares de Chris Bosh e LeBron James, entrou rapidamente na lista dos favoritos à taça e tornou-se queridinho da imprensa e dos admiradores da bola laranja. Não à toa os ingressos para seus jogos em casa estão esgotados.
Apesar de toda a badalação, a equipe da Flórida - cujo recorde na pré-temporada foi de três vitórias e quatro derrotas - precisará provar em quadra que é potência para ficar com a taça.
A chave para isso estará nas mãos do não tão experiente técnico Erik Spoelstra que terá de controlar os egos e dividir o protagonismo entre LeBron - que foi à Flórida atrás de seu primeiro anel – e Dwyane Wade, remanescente do título do Heat em 2006.
Porém, não é apenas o trio Wade/James/Bosh que credencia o Miami ao título. A equipe se reforçou ainda com bons coadjuvantes como o pivô Zydrunas Ilgauskas e Joel Anthony e o armador Eddie House.
Com tanto poderio ofensivo, a equipe sabe que terá de dar uma atenção à defesa para que o conto de fadas não termine em pesadelo.
- Entramos nesta temporada sabendo que teremos de atuar muito bem na defesa para alcançarmos nosso objetivo – disse Erik Spoelstra.
O primeiro desafio do time “mais quente” do ano será na noite de hoje, quando recebe o Boston Celtics.
A franquia de Massachussets, por sinal, segue com força. Ainda que conte com atletas envelhecidos, como Kevin Garnett (34 anos), Ray Allen (35) e Paul Pierce (32), o time manteve quase todas as suas peças e ainda ganhou o reforço de Jermaine O’Neal e Shaquille O’Neal.
Quem também segue com o mesmo elenco titular, mas se municiou com reservas de peso – uma das deficiências do último ano – foi o atual campeão Los Angeles Lakers. Os californianos foram buscar o ala Matt Barnes no Orlando Magic e o pivô Theo Ratliff.
Com uma equipe ainda mais sólida, o Lakers tentará repetir o tricampeonato conquistado entre 2001 e 2003. A equipe também busca igualar o número de títulos do rival Boston: 17.
Além destes três maiores favoritos, equipes como o Orlando Magic – invicto na pré-temporada-, Utah Jazz e o ascendente Oklahoma City Thunder aparecem com potencial para incomodar o trio de ferro da liga.
Dia 28/10/2015 01:57